Olhar Digital

Vazamento da Nintendo revela novidades sobre vários jogos
Unsplash/Cláudio Luiz Castro
Vazamento da Nintendo revela novidades sobre vários jogos


O vazamento de código-fonte da Nintendo , que ocorreu em maio deste ano, continua rendendo frutos para os fãs da empresa e historiadores dos games. É tanta coisa que o vazamento foi apelidado de "GigaLeak". Neste domingo (26) mais um "pacote" de código, artes e ferramentas internas surgiu na internet , mostrando detalhes do desenvolvimento de vários títulos famosos da empresa, e também de alguns jogos nunca lançados.


Um destes é Starfox 2 , que foi cancelado em agosto de 1995, quando já estava praticamente completo, e só foi lançado oficialmente em 2017, como parte do pacote de jogos do SNES Classic Edition.

Um dos itens do lote espantou até mesmo Dylan Cutberth, programador do jogo: uma ferramenta usada internamente para desenvolvimento, escrita por ele há 30 anos. "De onde diabos os hackers conseguiram estes dados obscuros????!!", perguntou no Twitter.


Além da ferramenta o pacote contém código-fonte da versão do jogo demonstrada na CES de janeiro de 1995 e arte não usada, revelando várias personagens que não aparecem no jogo final. Entre eles uma piloto humana:

Você viu?


Também há sprites que detalham a evolução da personagem Yoshi em Super Mario World . A versão inicial se parecia mais com um dinossauro do que a versão "fofinha" usada no jogo final.


Falando em Mario, há um protótipo de Yoshi's Island com uma interface diferente, reusando músicas de Super Mario World e chamada de "Super Mario Bros. 5".


Mas o achado mais interessante para os fãs resolve um mistério que já durava 24 anos. Originalmente, Luigi estaria presente em "Super Mario 64". Animações e texturas foram encontradas no código, o que possibilitou que um modelo fosse recriado:


Estima-se que terabytes de código-fonte da Nintendo tenham vazado em maio deste ano, então provavelmente há muito mais informações por vir.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!