Olhar Digital

Apple tem patente de celular dobrável aprovada
Unsplash/Medhat Dawoud
Apple tem patente de celular dobrável aprovada

O rumor de que a Apple vem trabalhando em um iPhone dobrável não é tão recente. Mas, na quinta-feira (1), o Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO, na sigla em inglês) concedeu à empresa uma nova patente de um dispositivo com tela flexível. A principal característica, porém, é que ela seria feita com camada de material que pode se 'autocurar'.

A ideia remete a um dispositivo cuja tela poderia se curar de pequenos riscos e amassados causados pelo uso tradicional. A patente descreve uma camada de elastômero na região flexível. O material, em si, possui propriedades "elásticas" como de uma borracha. Para funcionar, o processo precisa ainda de algum estímulo externo: calor, luz, corrente elétrica.

Na patente divulgada pelo site Patently Apple, é descrito que o dispositivo pode ter uma dobradiça para permitir que ele seja flexionado em um eixo. Essa camada de elastômero seria parte da cobertura da tela que ajudaria a torná-la flexível e segura, e estaria entre outras duas camadas mais rígidas. Desta forma, a tela inteira não precisaria ser coberta pelo material, que poderia ser aplicado apenas na região onde há a dobradiça.

Você viu?

Processo de "autocura"

O processo de "autocura" aconteceria automaticamente, sem precisar de um estímulo do usuário. Mas, da mesma forma, agentes externos também poderiam aplicar o estímulo necessário para que os riscos e amassados sejam minimizados na região do material. A camada pode ainda contar com condutores transparentes que geram calor para estimular o processo, diz a patente, quando o dispositivo estiver sendo carregado.

Sobre o dispositivo que receberia a tecnologia, em si, ele pode variar entre o iPhone , iPad ou MacBook . A patente foi enviada ao USPTO em janeiro, mas concedida nesta semana à Apple . Considerando que a empresa ainda não se pronunciou quanto ao lançamento de um dispositivo flexível, é de se esperar que ela esteja correndo com o desenvolvimento.

Analistas citam, porém, que um produto do tipo da empresa só seja lançado em 2021. Enquanto isso, a Samsung lançou no mercado o novo Galaxy Z Fold 2 que tem agradado o público por corrigir erros da primeira geração. Além dele, há o Galaxy Z Flip com formato mais retangular.

O registro de patente, é importante citar, não garante que um dispositivo com a tecnologia seja lançado, de fato. Assim como acontece com outras empresas, a patente é registrada para proteger a propriedade intelectual.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!