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Aplicativos da Apple ficam mais caros
Unsplash/Gilles Lambert
Aplicativos da Apple ficam mais caros

A Apple anunciou na noite de segunda-feira (26) que os jogos e aplicativos da App Store ficarão mais caros nos próximos dias. O aumento de preços acontece no Brasil, Colômbia, Índia, Indonésia, Rússia, Islândia, Albânia e África do Sul. De acordo com a companhia, os motivos são mudanças em impostos locais ou em taxas de câmbio.

Isso significa que tanto os valores pagos pelos aplicativos , quanto as compras feitas dentro dos próprios, passarão pelo novo reajuste. Assim, a compra mais barata da loja brasileira passa a ser de R$ 4,90, que reflete no valor de US$ 0,99 da loja norte americana. Anteriormente, o valor era estipulado em R$ 3,90 na loja brasileira.

Considerando a cotação do dólar na manhã desta terça-feira (27), que equivale a R$ 5,64, os preços estão mais baratos do que na conversão direta. O reajuste na loja brasileira, entretanto, faz com que os títulos fiquem até 50% mais caros. A Apple ainda informa aos desenvolvedores que o valor atual das assinaturas poderá ser mantido para os assinantes já existentes, mas os novos precisarão pagar os valores atualizados.

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Estes são alguns dos novos valores que serão aplicados na loja brasileira com base nos preços dos Estados Unidos:

  • De R$ 3,90 para R$ 4,90 (US$ 0,99)
  • De R$ 7,90 para R$ 10,90 (US$ 1,99)
  • De R$ 10,90 para R$ 16,90 (US$ 2,99)
  • De R$ 14,90 para R$ 22,90 (US$ 3,99)
  • De R$ 18,90 para R$ 27,90 (US$ 4,99)
  • De R$ 22,90 para R$ 34,90 (US$ 5,99)

Segundo aumento em dois anos

Este é o segundo reajuste de preços que a Apple realiza na App Store brasileira desde 2018, mesmo ano em que a empresa também começou a fazer cobranças na moeda local. Vale lembrar que a Apple ainda permite que os desenvolvedores ofereçam valores abaixo da tabela oficial em países cuja desvalorização monetária é maior.

A Apple informa que a mudança deverá entrar em vigor em breve, mas que os desenvolvedores serão informados em uma atualização. Os rendimentos, diz a companhia, "serão ajustados de acordo e calculados com base no preço sem impostos". "Se você oferece assinaturas, pode optar por preservar os preços para os assinantes existentes", diz o comunicado.

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