Olhar Digital

Twitter anuncia nova ferramenta que permite pagamentos
Unsplash
Twitter anuncia nova ferramenta que permite pagamentos

O Twitter anunciou nesta quinta-feira (25) um novo formato de serviço “premium”. A partir de agora, usuários da plataforma poderão criar um espaço separado de seu perfil comum para conteúdo adicional pago.

O recurso será chamado de Super Follow . Por meio desse sistema, será possível pagar a um perfil US$ 5 ao mês e ter acesso a material exclusivo. O Twitter dá exemplos de que tipo de conteúdo especial poderiam ser acessados desta forma, como uma insígnia de apoiador, newsletters para assinantes, conteúdo exclusivo, ofertas e descontos e acesso a um grupo de comunidade.

O Super Follow segue uma tendência mais ampla adotada por outras plataformas, que visam permitir que um fã apoie seu criador de conteúdo preferido diretamente (com uma fatia do dinheiro ficando com a plataforma, claro). YouTube , Twitch , Facebook introduziram mecanismos similares, e há plataformas como Patreon que servem especificamente para essa função e o OnlyFans, dedicado principalmente a conteúdo adulto.

Junto do Super Follow, a rede social também anunciou um novo sistema que já é bem conhecido de outras redes sociais (em especial do Orkut ): Comunidades. A ferramenta permitirá agrupar usuários com interesses em comum em espécies de fóruns. O sistema seria separado da linha do tempo comum, permitindo participar de discussões coletivas de uma forma mais privativa.

Como aponta o site The Verge , as comunidades podem ter um papel importante no engajamento de novos usuários. Pela forma como a rede social funciona, é difícil criar uma base de seguidores e encontrar pessoas interessantes para acompanhar no começo, criando uma experiência potencialmente frustrante para o novato.

Ainda não há uma previsão de quando o Twitter colocará esses novos serviços em prática. A empresa diz que as novidades passarão a valer a partir deste ano, mas sem dia ou mês.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!