Samsung lançou novos smartphones da linha A
Divulgação/Samsung
Samsung lançou novos smartphones da linha A



Nesta quarta-feira (17), no evento especial Galaxy Unpacked Absurdo, a Samsung anunciou os novos Galaxy A52, A52 5G e A72 . Os três celulares chegam com a promessa de “oferecer mais para todos”, trazendo recursos de categorias premium aos modelos intermediários. O lançamento dos celulares no Brasil acontecerá posteriormente, em um evento separado.

Feitos para a geração Z (de 13 a 18 anos), os novos Galaxy A trazem características voltadas para redes sociais , jogos e vídeos, como explica Mario Laffitte, VP de relações institucionais para América Latina da Samsung. Eles trazem foco em quatro pontos para esse perfil de consumidor: câmera, bateria, tela e preço.

“Com esse lançamento, a Samsung começará a oferecer na linha de intermediários recursos de ponta que só eram encontrados em linhas superiores”, disse Laffitte. Os novos celulares fazem parte do principal mercado da Samsung na região: em 2020, a companhia comercializou US$ 30 bilhões na América Latina em celulares intermediários.

A Samsung , agora, quer repetir o feito do Galaxy A51 , que teve ótimas vendas em 2020. Começando com design, a fabricante adotou uma estrutura em plástico na traseira e um módulo de câmera mais integrado, com a mesma cor dos celulares. A estrutura lembra um pouco o Galaxy Note 20 . Já as cores estão disponíveis em preto, violeta, branco e azul.

Modelos foram lançados em quatro cores
Divulgação/Samsung
Modelos foram lançados em quatro cores

Nos três dispositivos, a companhia traz proteção IP67 contra água, leitor de impressões digitais sob a tela, entrada P2 (3,5 mm) para fones e um pequeno furo na tela para a câmera frontal.

Tela e desempenho dos novos Galaxy A

Os três novos Galaxy A trazem tela Super AMOLED com taxa de atualização mais alta e resolução Full HD+. Nos Galaxy A52 e A72 , ela tem taxa de 90 Hz. Já no Galaxy A52 5G , o único da linha compatível com redes móveis de quinta geração, ela possui 120 Hz. O tamanho é de 6,5 polegadas para os dois Galaxy A52, e de 6,7″ no A72.

“A gente sai de uma frequência que era normal, de 60 Hz, e passa para um novo estágio”, diz Renato Citrini, gerente sênior de produtos da Samsung Brasil. Ele compara as telas da marca com outras LCD com taxa também alta, falando que o intervalo de atualização é mais curto. “Fica melhor do que uma taxa de 144 Hz em uma tela LCD”, diz.

Na ficha técnica, os novos Galaxy A52, A52 5G e A72 trazem opções com 128 GB ou 256 GB de armazenamento interno. As opções de RAM, porém, são de 6 GB ou 8 GB em todos, com o adicional de uma versão com 4 GB no A52 “comum”. Todos, também, trazem espaço para cartões microSD de até 1 TB.

Os chipsets embarcados nos aparelhos são da Qualcomm . No caso do A72 e A52, há o Snapdragon 720G . No A52 5G, a Samsung traz o Snapdragon 750G . A companhia explica que o desempenho geral deve ser o mesmo nos três, com o diferencial do chip 5G nesse único dispositivo. O Galaxy A52 5G é compatível com o modelo DSS do 5G, mas também será compatível com as frequências que devem ser aprovadas pela Anatel .

Há, ainda, diferenças na bateria dos celulares, que trazem 4.500 mAh de capacidade nos dois A52 e A52 5G, e 5.000 mAh no A72. A fabricante deixa claro que todos virão com carregador e cabo USB-C na caixa.

Os celulares vêm de fábrica com Android 11 instalado e One UI 3.1. Eles também já fazem parte do período de atualizações de segurança por quatro anos, prometido pela Samsung em ocasião anterior.

Os novos Galaxy A também possuem alto-falantes estéreo compatíveis com Dolby Atmos. Segundo a Samsung , as saídas de som adicionam um aumento de volume de 43% em relação a geração passada.

Câmera com zoom óptico

Os novos Galaxy A52, A52 5G e A72 têm cinco câmeras no total, sendo quatro delas na traseira. Elas trazem a seguinte configuração:

  • Galaxy A52 e A52 5G : 64 MP (f/1.8) + 12 MP (f/2.2) ultrawide + 5 MP (f/2.4) para profundidade + 5 MP (f/2.4) macro
  • Galaxy A72 : 64 MP (f/1.8) + 12 MP (f/2.2) ultrawide + 8 MP (f/2.4) zoom óptico de 3x + 5 MP (f/2.4) macro

Todos possuem estabilização óptica de imagem (OIS) na câmera principal, mas existem alguns diferenciais no A72. Ele é o único da linha com zoom óptico de 3x, e também traz OIS nessa lente, além da principal. Já a câmera frontal possui 32 MP (f/2.2) nos três dispositivos.

Entre os recursos disponíveis, a Samsung destaca a gravação de vídeos em 4K , que também permite fazer fotografias em tempo real de 8 MP. Há o otimizador de cena, compatível com 30 perfis diferentes (pessoas, cidade, comida, cachorro, paisagem, etc), e o modo profissional de gravação de vídeos.

Nesse modo, o usuário pode realizar ajustes manuais de ISO, luminosidade, balanço de branco e mais nos vídeos, além das fotos. Outra novidade é o Modo Diversão, que traz filtros do Snapchat para a câmera nativa dos celulares. Já o Modo Noturno, para fotografias em locais de baixa luz, traz tempo de disparo de 5 segundos (em mãos) até 7 segundos (no tripé).

A Samsung ainda não divulgou o preço dos smartphones, que ainda não têm data para chegar ao Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!