Jogo retrata navio encalhado no Canal de Suez
Captura de tela
Jogo retrata navio encalhado no Canal de Suez

O navio cargueiro  Ever Given , que estava encalhado no Canal de Suez , no Egito desde a última terça-feira (23) , voltou a flutuar na madrugada desta segunda-feira  (29), mas não sem antes virar material para vários memes e até jogo online. O ‘Suez Canal Bulldozer’ (escavadeira do Canal Suez, na tradução literal) é o nome do game que recria a situação caótica vivida por quase uma semana.

Criado pelo designer Eric Wilder, o jogo permite aos usuários enfrentarem o desafio de desencalhar o meganavio operado pela empresa Evergreen e resgatar uma das rotas comerciais mais importantes do mundo.  Clique aqui para ir ao site do game .

O jogo do Canal de Suez é simples: as teclas das setas da esquerda e da direita são usadas para mover uma escavadora para a frente e para trás, enquanto a tecla “J” serve como um botão de “executar ação” para tentar libertar o navio. Infelizmente, diferente de como foi na vida real, você não consegue salvar o dia aqui. Não importa o que você faça, uma mensagem aparecerá dizendo: “Está super travado”.

Segundo Wilder ao portal Kotaku , os conteúdos virais nas redes sociais sobre o evento global o inspiraram a montar o jogo. “Esses memes comparam as lutas de sobreviver em nossas atuais condições de pandemia com as soluções ineficazes que tentamos usar para resolver esses problemas”, explicou o designer. “Eu apenas pensei que a futilidade do meme era hilária (…) tive que transformar isso em um jogo.”

Brincadeiras à parte, o impacto global do bloqueio no Canal Suez foi bastante significativo. Empresas especializadas em comércio marítimo estimam que, no total, as perdas econômicas direta ou indiretamente ligadas ao ocorrido passem de R$ 300 bilhões.

E o jogo de Wilder não é a única representação digital do navio no Canal Suez. Uma alteração recente (os famosos ‘ mod s’) no  Microsoft Flight Simulator adicionou o Ever Given encalhado à paisagem do simulador.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!