App malicioso pode controlar todas as funções de celulares Android
Ana Paula Ruiz
App malicioso pode controlar todas as funções de celulares Android

Especialistas encontraram um novo app de espionagem, classificado como sofisticado, que monitora a câmera e até as mensagens do WhatsApp ou SMS de celulares Android . O aplicativo, capaz de acionar o microfone e transmitir dados de chamadas e documentos armazenados no celular, não chegou a ser cadastrado na Play Store , loja oficial do Google.

A descoberta foi anunciada pela empresa de segurança Zimperium e é capaz de acessar praticamente todos os dados e recursos do smartphone.

O programa espião chega ao celular do usuário disfarçado de uma atualização de sistema e é instalado junto a outros aplicativos oferecidos em lojas alternativas. Depois de instalado, ele oculta o próprio ícone e desaparece da lista principal, dificultando a remoção.

O que chama a atenção dos especialistas é a atuação ampla do programa para ter acesso aos dados do telefone. O app acessa a internet e recebe comandos de um servidor de controle, que indica quais são os dados que devem ser coletados.

Entre as informações monitoradas estão todos os tipos de mensagens trocadas via SMS e apps como o WhastApp . Se o telefone estiver com acesso root, o espião "enxerga" o banco de dados inteiro, inclusive mensagens apagadas .

Os dados de localização do GPS também podem ser monitorados. O microfone e câmera do aparelho se tornam capazes de gravar chamadas, tirar fotos e gravar vídeos, que são exportados em miniatura para reduzir o consumo de dados. O aplicativo também acessa documentos em arquivo PDF e Microsoft Office com menos de 30 MB.

O surgimento do novo app de espionagem reforça as recomendações de segurança para usuários de Android: evitar lojas não oficiais e n ão realizar processo de "root" , já que o mecanismo potencializa as capacidades de apps maliciosos.

O post Espião perigoso: app malicioso pode controlar todas as funções de smartphones Android apareceu primeiro em Olhar Digital .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!