Huawei não vai mais mandar carregadores nas caixas dos smartphones
Unsplash/Omid Armin
Huawei não vai mais mandar carregadores nas caixas dos smartphones

A chinesa Huawei será a próxima a entrar para a lista de fabricantes que vão deixar de adicionar o adaptador de energia na embalagem de seus smartphones . Curiosamente, a companhia afirma que a decisão não foi motivada por economia de capital ou cuidar do meio ambiente.

De acordo com uma postagem no microblog Weibo, a principal razão pela qual o adaptador vai desaparecer da caixa do Huawei Nova 8, Mate 40 e P50, que ainda nem chegou ao mercado, assim como outros aparelhos com o chip Kirin 990, é a falta de chips de carregamento no mercado. A escassez de componentes é algo que impacta toda a indústria , atrasando a produção de outras gigantes da tecnologia como a Apple e a Tesla .

Ainda assim, a companhia ressalta que pretende continuar fornecendo o acessório de forma gratuita aos consumidores em suas lojas.

Apple iniciou a tendência

Vale lembrar que a Apple , devido às preocupações com o meio ambiente,  foi pioneira ao remover os adaptadores de energia como acessório disponível na caixa dos iPhones . Muitas concorrentes, pelo menos de início, se posicionaram contra, declarando que a decisão era apenas uma maneira da empresa de Tim Cook aumentar a sua margem de lucro. A reação do público também não foi das melhores e o caso, inclusive, foi parar na justiça.

Procon-SP , foi um dos órgãos que chegou a multar a companhia em R$ 10 milhões por vender os aparelhos sem carregador . Baseado no Código de Defesa do Consumidor (CDC), a entidade entende a prática como abusiva. O acessório foi retirado da embalagem após o lançamento do iPhone 12 no ano passado.

Mesmo com a reação negativa dos usuários, outras marcas como Samsung e Xiaomi também abraçaram a ideia, retirando o carregador da embalagem de alguns aparelhos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!