WhatsApp tem brecha de segurança
Unsplash/Allie
WhatsApp tem brecha de segurança



A privacidade é um dos elementos mais requisitados no ambiente virtual. Mesmo com muitos aplicativos tornando-se mais seguros, os “stalkers” aproveitam brechas buscando informações sobre os usuários. Uma reportagem do site Traced revelou uma tática utilizada para saber com quem a pessoa fala no WhatsApp .

O recurso “visto por último” pode ser ativado e desativado a qualquer momento no mensageiro. No entanto, o status de “online” não pode ser removido. É justamente isso que é explorado. Basicamente, você fica como “online” sempre que o app está em primeiro plano, ou seja, aberto em seu celular.

O que acontece é que hoje existem apps terceiros, feitos especialmente para esses “ stalkers ”, que mapeiam os momentos em que um usuário fica online. Você digita o número que quer saber e ele começa a gravar todos os horários que essa pessoa entrou e saiu do WhatsApp , burlando completamente a privacidade dada pelo “visto por último” desligado.

Mas não para por aí, alguns serviços ainda permitem que você digite dois números e os horários de entrada e saída são comparados para você saber (ou pelo menos imaginar) que essas pessoas andaram conversando. Obviamente todos esses apps são ilegais e, em tese, deveriam estar banidos do Google Play e da App Store .

Saber com quem fala no WhatsApp

No entanto, esses serviços utilizam brechas nas lojas e se disfarçam como sendo feitos para outras coisas. Um deles, por exemplo, se descreve como um app feito para que os pais saibam com quem os filhos estão conversando, mas em nenhum momento é mencionado que isso é realizado através do WhatsApp . “Vamos ajudá-lo a acompanhar os status online e as últimas postagens de seus amigos, familiares e funcionários no WhatsApp”, diz outra descrição.

Isso pode ser usado tanto para “stalkers” que “apenas” desejam saber com quem você fala no WhatsApp (o que não deixar de ser perigoso), quanto por criminosos que podem chantagear as vítimas. “Aplicativos que usam os dados do WhatsApp para ajudar os abusadores a saber quando as vítimas estão offline ou online, colocam a vítima em situações terríveis de abuso ou violência. Esses aplicativos estão literalmente permitindo que os abusadores continuem a perseguir e controlar as pessoas. Eles nem estão escondendo. Está até nas mensagens de marketing. Está promovendo a violência”, disse Chloé Messdagh, especialista sem segurança, para o site Traced.

Até o momento não existe nenhuma forma de desativar esse recurso usado pelos criminosos para saberem com quem você fala no WhatsApp . A plataforma também ainda não se pronunciou sobre isso. Por enquanto, a solução indicada pelos especialistas para quem sofre esse tipo de perseguição é trocar o número e até mesmo denunciar para a polícia. Lembrando que recentemente o crime de “ stalking ” ganhou uma legislação própria no Brasil .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!