Google Nest Hub é primeiro dispositivo a receber Fuchsia
Divulgação/Google
Google Nest Hub é primeiro dispositivo a receber Fuchsia

Após quase cinco anos em desenvolvimento, o Fuchsia , novo sistema operacional do Google , finalmente chegará ao “grande público”. Segundo o site XDA Developers , o primeiro aparelho a receber o software será o Nest Hub de primeira geração.

O “smart speaker” foi lançado em 2018 e atualmente roda um sistema próprio baseado em Linux chamado Cast OS . Embora a atualização represente uma completa reorganização interna do software, para o usuário nada vai mudar. Nem na interface do aparelho, nem em seus recursos.

Outros sistemas operacionais do Google , como o Android e Chrome OS , são baseados no Linux . Mas o Fuchsia é algo completamente novo, baseado em um microkernel chamado Zircon . Segundo o Google, trata-se de um sistema operacional “que prioriza a segurança, capacidade de atualização e desempenho”.

Análise do código-fonte mostra que ele está sendo projetado para rodar em uma imensa variedade de dispositivos , de pequenos sensores e aparelhos conectados à internet das coisas até PCs desktop. Em 2018, um guia do Google mostrava como instalar e rodar o Fuchsia em um Pixelbook ou Intel NUC.

Apesar do lançamento no Nest Hub , o site oficial do Fuchsia frisa que ele é um produto “em desenvolvimento”, que “irá mudar com o tempo para atender às necessidades em constante evolução dos desenvolvedores, fabricantes e consumidores”.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!