WWDC21: Apple anuncia iOS 15 e traz recursos de integração de apps
Rafael Arbulu
WWDC21: Apple anuncia iOS 15 e traz recursos de integração de apps








Durante o seu evento anual WWDC21, a Apple apresentou diversas novidades pertinentes ao iOS 15 . Como já era de se esperar, a nova versão do sistema operacional dos iPhones é inteiramente focada na integração de funções, inaugurando algumas novidades bem interessantes.

Logo de cara, novos recursos foram apresentados para o Facetime , que passará a contar com áudio espacial durante videochamadas conduzidas na nova versão do sistema operacional.


Segundo Craig Federighi, vice presidente sênior de Engenharia de Software da Apple, a ideia é oferecer uma imersão maior, criando uma experiência sonora similar a quando a pessoa está falando com você presencialmente.

Esse mesmo recurso também permitirá que você elimine ou permita a captura de sons ambientes com apenas um toque na tela. Isso porque, dependendo do contexto da chamada, você pode querer priorizar a voz da pessoa do outro lado da linha, ou então vivenciar a experiência do local onde ela se encontra.

Ainda sobre o Facetime, durante o WWDC21 a Apple anunciou a chegada do Modo Retrato para o app de videochamadas . A novidade traz alguns recursos inteligentes, como o “embaçamento” do plano de fundo para destacar a pessoa à frente. Imagine qualquer foto tirada com o efeito “bokeh” de uma câmera de smartphone – só que em vídeo.

A função “ Share Play ” chega ao Facetime, permitindo que você compartilhe músicas, filmes e séries que esteja assistindo em streaming. Você inicia a chamada e, em seguida, abre uma plataforma de streaming correspondente (na conferência virtual, Netflix, Disney+ e Apple TV+ foram mencionados). Ao inicializar a reprodução de um vídeo, a pessoa que estiver em chamada com você poderá acompanhar, com controles compartilhados.

Finalmente, usuários Android poderão participar de chamadas via Facetime por meio de um link compartilhável – uma novidade que chega atrasada ao sistema de videochamadas da Apple, mas que você já deve conhecer se usa aplicações como o Zoom ou o Google Meet.

As notificações também passaram por um breve redesign, com os popups agora um pouco mais arredondados e maiores, exibindo não apenas ícones dos apps correspondentes, mas fotos dos contatos em caso de mensagens recebidas.

Falando nelas, o novo recurso “Focus” permite que você faça um gerenciamento mais compreensivo de suas notificações. Nem sempre você poderá conferir alguma atualização imediatamente, então será possível, literalmente, jogá-la para depois, acessando-a mais tarde por meio de uma central que separar tudo o que você recebeu por prioridade ou tipo de atividade: se você estiver trabalhando, então material pertinente a aplicações que você use no ambiente profissional serão priorizadas, por exemplo.

No caso do Messages, você agora consegue agrupar mídias recebidas de seus contatos na nova seção “Shared With You” (“Compartilhado com Você”) organizando o material por tipo de mídia ou categoria. Mais além, novos filtros e possibilidades de colagem, criação e costura de mídias com seus arquivos e até animações se farão disponíveis – lembra-se do “Lomotif” do Instagram? Mesma coisa, mas agora sendo algo da própria Apple.

Para qualquer mídia, agora será possível usar a função “Live Text” para selecionar, copiar e interagir com elementos textuais que apareçam em foto. Por exemplo: digamos que uma foto recebida por você tenha o telefone de um restaurante – com o “Live Text”, você poderá selecionar esse número, copiá-lo e discar pelo app de telefone do seu iPhone.

Durante o WWDC21, a Apple informou que o primeiro beta do iOS 15 deve chegar em julho de 2021, com a versão final do sistema sendo lançada entre setembro e outubro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!