Tela fica colada no pulso
Reprodução
Tela fica colada no pulso

Quem costuma fazer exercícios físicos entende bem como às vezes atrapalha usar um smartwatch no pulso para algumas atividades. Esse incômodo pode deixar de existir, pois a Samsung desenvolveu uma tela OLED que é basicamente um adesivo de pele e funciona como rastreador fitness.

O display flexível foi criado por pesquisadores do Samsung Advanced Institute of Technology (SAIT). O OLED extensível pode ser preso ao pulso para oferecer as informações sobre o condicionamento físico dos usuários. A tela está integrada a um sensor de frequência cardíaca PPG.

Os desenvolvedores testaram o dispositivo na região interna do pulso, próximo à artéria radial. Nessa parte do braço, eles conseguiram confirmar que o movimento do pulso não deteriora a tela . O OLED , no teste, continuou confiável mesmo com alongamento da pele de até 30%.

Simulação do adeviso
Reprodução
Simulação do adeviso

O display também segue funcionando de maneira estável mesmo depois de ser esticado mil vezes. Além dos exercícios físicos, o adesivo pode ser usado para medir dados biométricos durante o sono e não há necessidade de conectar a outro dispositivo para ver as informações.

Para chegar a essa tela OLED, a equipe de pesquisadores da Samsung modificou a composição e estrutura do elastômero, composto de polímero, e usou processos de fabricação de semicondutores já existentes. Isso foi aplicado aos substratos de telas OLED extensíveis e sensores ópticos de fluxo sanguíneo. A companhia sul-coreana afirma que essa tecnologia é a primeira da indústria. “A tecnologia também pode ser expandida para uso em produtos de saúde, vestíveis para adultos, crianças e bebês, bem como pacientes com certas doenças”, explicou Youngjun Yun, pesquisador principal do projeto.

A Samsung planeja comercializar a tecnologia nos futuros vestíveis, os wearables , da companhia. Mas, como a pesquisa ainda está em estágios iniciais, os desenvolvedores afirmam que a tecnologia será vendida quando tiver uma resolução maior do sistema, elasticidade e precisão da medição a um nível com possibilidade de produção em massa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!