Caracóis são estudados
Unsplash/Alexas_Fotos
Caracóis são estudados

Para observar o comportamento predatório de uma espécie de caracol , cientistas da Universidade de Michigan adotaram uma estratégia inusitada: transformar os animais em “ ciborgues ” rastreáveis, usando o M3, o menor computador do mundo .

O alvo do estudo é chamado de caracol lobo rosado. Ele foi introduzido nas Ilhas da Sociedade na Polinésia Francesa, na década de 1970, e quase erradicou todas as espécies de caramujos nativos da área, o que representou uma perda devastadora de biodiversidade local.

Mas cinco espécies conseguiram sobreviver, incluindo a Partula hyalina. Agora, por causa da técnica dos “ ciborgues ”, os pesquisadores finalmente puderam descobrir que o hyalina tem menos sensibilidade à luz do sol, o que permite que ele fique perto das bordas da floresta durante o dia, enquanto o rosado precisa se retirar para as sombras. Assim, ele pôde escapar do voraz predador.

Para o futuro, os cientistas esperam que o M3 possa ajudar em outros projetos de conservação, o que significa que mais animais ciborgues podem surgir em breve.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!