Windows 11 poderá rodar em celulares
Ana Marques
Windows 11 poderá rodar em celulares

Um desenvolvedor conseguiu a façanha de instalar o Windows 11 com sucesso em um celular Windows Phone lançado há seis anos: o Lumia 950 XL, equipado com processador Snapdragon 810 da Qualcomm, 3 GB de memória RAM e GPU Adreno 430.

A versão Arm do Windows 11 foi adaptada para funcionar no último aparelho topo de linha lançado pela Microsoft em 2015. O vídeo abaixo, compartilhado pelo programador Gustave Monce, indica como o sistema se comporta rodando na tela de um smartphone.

O processador octa-core do 950 XL, com quatro núcleos Cortex-A53 rodando na frequência de 1,5 GHz e quatro Cortex-A57 rodando a 2,0 GHz, apresentou alguns travamentos, algo esperado para um chip de 2015.

Resta saber se a novidade pode emplacar em um novo aparelho da Microsoft como o Surface Neo, o irmão do celular dobrável Surface Duo que viria equipado com o finado Windows 10X.

O Windows 11 também possui um recurso interessante para um possível smartphone da Microsoft: a possibilidade de rodar aplicativos do Android. Antes de ser descontinuado, o Windows 10 Mobile também chegou a testar essa funcionalidade.

Você viu?

Desde o fim da plataforma móvel da empresa, o Windows 10X também chegou a rodar com sucesso no mesmo aparelho da linha Lumia. Já no caso do Windows 11, é preciso aguardar para saber se os novos requisitos mínimos do sistema vão permitir que o software continue funcionando em aparelhos mais antigos.

Por fim, vale lembrar que o sucessor do Windows 10 foi revelado pela Microsoft na semana passada. A primeira versão prévia do sistema, inclusive, está disponível para download em versões compatíveis com processadores x64 e Arm.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!