Smartband pode medir taxa de açúcar no sangue
Unsplash/Onur Binay
Smartband pode medir taxa de açúcar no sangue

A Rockley, fornecedora da Apple , desenvolveu uma pulseira inteligente capaz de medir, de forma não invasiva, o nível de açúcar no sangue dos usuários, teoricamente criando uma solução há muito buscada pela indústria médica.

O conceito deve entrar em fase de testes nos próximos meses, com a empresa esperando levar a tecnologia dessa pulseira inteligente à Apple para ser incorporada ao Apple Watch – embora ela própria reconheça que ainda falta um tempo até ela chegar nessa possibilidade.

“O módulo sensorial da Rockley, bem como os designs de referência de seus produtos associados, integram a hardware e aplicação de firmware para monitorar múltiplos biomarcadores, incluindo a temperatura central do corpo, pressão sanguínea, hidratação, álcool, lactância e tendências glicogênicas, entre outras”, diz trecho do anúncio.

“O sensor, de forma não invasiva, explora a camada inferior à pele para analisar o sangue, fluidos intersticiais e várias outras camadas da derme para fenômenos físicos de interesse. Tais biomarcadores são, atualmente, mensuráveis apenas por equipamentos de grande porte”.

Produtos que promovem análises não invasivas do corpo – ou seja, que não precisam perfurar a pele para obter amostras – não são exatamente uma novidade. Na CES 2021 , criações similares à pulseira da Rockley foram mostradas, em graus variados de sucesso.

Entretanto, sua precisão, do ponto de vista clínico, ainda é inferior se comparada a um equipamento padronizado pelos médicos, e raramente servem como um bom referencial de diagnóstico, por exemplo, para pessoas que sofrem de diabetes .

A pulseira inteligente da Rockley não explica o que faz – ou mesmo se faz – algo de diferente nesse aspecto, e para todos os efeitos, os testes próximos podem não dar resultado algum, mas a sua posição como fornecedora da Apple lhe dá proximidade o suficiente para que a medição não invasiva de açúcar no sangue seja uma das próximas prioridades do Apple Watch .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!