Vírus rouba dados dos usuários
Unsplash/Markus Spiske
Vírus rouba dados dos usuários

Usuários do Android têm um novo vírus para se preocuparem: o FlyTrap. Ele já infectou mais de 10.000 dispositivos em cerca de 144 países, fazendo um verdadeiro estrago nas informações pessoais. O novo malware trojan acessa dados de localização, endereços de IP, e-mail, IDs de Facebook, cookies, tokens de login, entre outros.

Segundo relatório publicado pela empresa de segurança cibernética Zimperium, os hackers sequestram a conta do usuário do Facebook e enviam mais links de phishing aos contatos por meio de mensagens diretas, postagens ou até mesmo links que escondem outros vírus. E o pior: muitas vezes malwares ainda mais perigosos.  

Como os hackers do malware FlyTrap agem

De acordo com os pesquisadores do zLabs, os cibercriminosos criaram o malware em uma base no Vietnã, distribuindo-o de várias maneiras. Entre elas, por meio de aplicativos existentes no Play Store e até mesmo em outras lojas que atendem usuários do Android.

Outra maneira de ataque é com anúncios falsos, muitos com promessas de códigos gratuitos da Netflix, cupons do Google AdWords e até ingressos para partidas de futebol.

Caso a vítima caia na tentação, basta um clique no anúncio para logo o aplicativo solicitar o login da conta do Facebook. Pronto, os invasores conseguem coletar os dados pessoais por meio de Javascript. O FlyTrap é uma grande ameaça pelo fato de ter o poder de se espalhar rapidamente com links e aplicativos aparentemente legítimos.

Veja como proteger seu Android contra a invasão do vírus FlyTrap

Após o relatório elaborado pelo zLabs, o Google já removeu os aplicativos infectados que estavam no Play Store, mas ainda podem estar disponíveis em sites de terceiros, assim como anúncios. Entre as dicas de proteção citadas pelos especialistas em segurança cibernética estão:

  • use aplicativos antimalware e antivírus antes de instalar um novo aplicativo; 
  • não faça permissões desnecessárias ao longo da instalação; 
  • não faça download de aplicativos desconhecidos, mesmo que seja no Play Store;  
  • nunca entregue as informações da sua conta do Facebook; 
  • só faça login no Facebook e outras redes sociais por meio do aplicativo ou site oficial. 

Portanto, ao navegar na internet, todo cuidado é pouco. Desconfie e aja somente com certeza, mantendo a sabedoria como uma verdadeira aliada no combate aos vírus.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!