Aplicativo chega apenas três anos após a criação da App Store, loja de aplicativos para dispositivos da Apple

Os internautas que usam a rede social Orkut ganharam, finalmente, um aplicativo da rede social para iPhone, iPod Touch e iPad . Por meio do novo aplicativo, o usuário pode atualizar seu perfil, ler scraps  de amigos, acompanhar a lista de aniversários, adicionar fotos e localizar amigos. O lançamento da rede social aconteceu em outubro de 2006, antes da abertura da App Store em 2008, mas se passaram três anos até que o Google lançasse um aplicativo oficial.

Aplicativo do Orkut finalmente chega ao iPhone
Reprodução
Aplicativo do Orkut finalmente chega ao iPhone
Até então, para usar o Orkut a partir do smartphone, os internautas baixavam o TapKut , um aplicativo que não foi desenvolvido pelo Google. Outra alternativa era acessar o site móvel do Orkut por meio do navegador do aparelho.

Além de reclamarem sobre a demora em ganharem um aplicativo oficial para acessar o Orkut, os usuários reclamavam também que o TapKut não permite acesso a alguns recursos, como comunidades. O aplicativo oficial, contudo, também não traz este recurso.

Orkut perde espaço no Brasil

Até o segundo semestre do ano passado, o Orkut era a rede social mais popular do Brasil. Em setembro de 2011, no entanto, depois de apresentar crescimento explosivo no País, o Facebook conseguiu superar o Orkut em número de visitantes únicos por mês, de acordo com o Ibope.

Nesta semana, outra consultoria (comScore), confirmou que o Facebook ultrapassou a audiência do Orkut no Brasil em dezembro. Os números das duas consultorias divergem, já que elas usam metodologias distintas.

Google faz nova aposta em redes sociais

Rumores de que a rede social seria descontinuada surgiram quando o Google apostou em uma nova rede social, o Google+, em junho de 2011. O novo serviço, com características semelhantes às do Facebook, inovou ao permitir que os usuários criassem círculos de amigos para compartilhar informações, de modo a aumentar a privacidade das informações que publica na rede social.

A nova rede social do Google, no entanto, ainda possui cerca de 60 milhões de pessoas cadastradas - menos de 10% do total de usuários do Facebook. Apesar do lançamento do Google+, o Google afirmou, em nota durante o anúncio, que continuaria investindo em novos recursos e funcionalidades para o Orkut.

    Leia tudo sobre: facebook aplicativo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.