"2001 - Uma odisseia no espaço" mostra dispositivos muito semelhantes aos atuais tablets

Por Guilherme Abati

A história que a Apple acusou a Samsung de quebra de patentes e infração de direitos intelectuais já é conhecida. Porém, saber que a Apple copiou a ideia dos tablets do clássico cinematográfico “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, dirigido por Stanley Kubrick, é com certeza desconhecida do grande público.

Para Samsung, iPad não é invenção de Steve Jobs, CEO da Apple
Getty Images
Para Samsung, iPad não é invenção de Steve Jobs, CEO da Apple
Segundo nota publicada hoje, 23 de agosto, no blog Foss Patents, a Samsung recentemente esteve na justiça para responder uma acusação feita pela Apple que punha em risco as vendas dos tablets Android produzidos pela empresa. Em resposta a Samsung afirmou que as idéias de tablets já estavam presentes no filme de Kubrick, realizado na década de 1960, e, assim, não poderia haver infração alguma de patente.

Durante a audiência, de acordo com o site The Register, os advogados da Samsung apresentaram um vídeo disponível no YouTube em que os personagens do filme, os astronautas Bowman e Poole, prestam atenção a imagens que são projetadas de um aparelho que parece muito com os atuais tablets.

Então, para a Samsung, o criador do tablet não é Steve Jobs, mas sim o genial Stanley Kubrick e o escritor Arthur C.Clarke, responsável pelo livro base para o filme e colaborador direto da obra-prima do cinema. A briga promete se arrastar nos tribunais por um bom tempo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.