Empresa foi processada no início deste mês pelo Yahoo, que acusa a rede social de infringir 10 patentes

São Francisco - O Facebook adquiriu centenas de patentes da IBM em um esforço para ampliar seu portfólio de propriedade intelectual pouco após um processo do Yahoo. As 750 patentes da IBM abrangem um amplo espectro de tecnologia, de ferramentas de busca a semicondutores, de acordo com uma fonte próxima ao assunto. Uma porta-voz do Facebook disse que a empresa não tinha comentários sobre a questão, e um representante da IBM não pode ser imediatamente contatado.

Facebook tenta se proteger contra processos relacionados a patentes
Getty Images
Facebook tenta se proteger contra processos relacionados a patentes
O Yahoo processou o Facebook no início deste mês, acusando a rede social de infringir dez patentes, incluindo várias relacionadas a tecnologia de anúncios digitais.

Uma defesa comum utilizada por empresas acusadas de infringir patentes é ameaçar um contra-processo utilizando-se de suas próprias patentes. Mas o Yahoo possui muito mais patentes do que o Facebook. Antes da transação da IBM, o Yahoo tinha mais de 3,3 mil patentes e aplicações de patentes publicadas, de acordo com um banco de dados do governo dos Estados Unidos.

O Facebook havia registrado 56 patentes e 503 aplicações até 31 de dezembro, disse a empresa num documento registrado no Securities and Exchange Comission, regulador do mercado de capitais do país. A empresa, atualmente o maior serviço de redes sociais do mundo, está preparando uma oferta pública inicial (IPO) que poderia valorar a empresa em até 100 bilhões de dólares.

Não está claro quanto o Facebook pagou pelas patentes da IBM, mas empresas de tecnologia que buscam ampliar seus portfólios elevaram os preços de propriedade intelectual. O Google concordou em comprar a Motorola Mobility no último verão por 12,5 bilhões de dólares, e disse que as patentes da empresa eram um dos maiores atrativos.

O acordo surge após a Nortel Networks vender cerca de 6 mil patentes a um consórcio liderado pela Apple por 4,5 bilhões de dólares, após o Google abrir mão de sua oferta.

    Leia tudo sobre: facebook
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.