Tudo isso de uma maneira muito fácil, segundos os cientistas

IMme pode derrubar comunicação da polícia
Divulgação
IMme pode derrubar comunicação da polícia
Por Daniel Pavani

Pesquisadores da Universidade de Pensilvânia, nos Estados Unidos, descobriram que o sistema de comunicação por rádio da polícia local e de agentes federais é tão vulnerável, que até mesmo um brinquedo de R$ 40 pode ser utilizado para derrubar a comunicação, excluir usuários e até mesmo rastreá-los.

Os pesquisadores estiveram envolvidos por dois anos no projeto de segurança US Project 25 para a comunicação da polícia e dos agentes federais do país. Durante este tempo, eles descobriram que a encriptação da rede é tão falha que ela pode ser facilmente invadida, conta o site The Register . O brinquedo utilizado pelos cientistas durante a pesquisa foi o IMme , da Girl Tech, um aparelho para troca de mensagens.

O Project 25 é um plano de padronização das frequências de rádio para a comunicação entre os membros da polícia e e agentes federais durante as operações. Um dos motivos que fazem com que a rede fique tão vulnerável é que ela está fixada em uma frequência de 12,5 kHz, além de outros um tanto mais complexos.

Os pesquisadores ficaram muito alarmados com a facilidade que foi invadir as frequências utilizadas pelos policiais. Durante estes dois anos, eles conseguiram monitorar diversas conversas, ouvindo nomes, locais de encontro e outras informações que deveriam permanecer em sigilo.

Em seu artigo, os pesquisadores dão alguns conselhos para aumentar a segurança da rede, porém, eles acabam por afirmar que ela foi desenvolvida sem a segurança necessária e provavelmente sempre estará sujeita a ataques.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.