Aplicativo da rede social para tablet já está pronto, segundo fontes, mas ainda não há data de lançamento

O aplicativo do Facebook para iPad pode estar pronto, mas ainda não se sabe ao certo quando ele será lançado. De acordo com o site Mashable , o Facebook poderá aproveitar o lançamento do iPhone 5, que será realizado no próximo dia 4, para anunciar o novo aplicativo desenvolvido em HTML5. Contudo, Facebook e Apple não comentam o assunto.

Imagens do aplicativo do Facebook para iPad que vazaram em julho
Reprodução
Imagens do aplicativo do Facebook para iPad que vazaram em julho
O aplicativo, segundo o jornal The New York Times , pode estar atrasado devido a tensas negociações entre a Apple e o Facebook para integrar mais o Facebook a nova versão do sistema operacional da Apple para dispositivos móveis, o iOS 5.

Em um texto em seu blog, Jeff Verkoeyen, funcionário do Facebook, diz ter deixado a empresa, pois estava participando do projeto do aplicativo do Facebook para iPad, mas que ele "está na prateleira".

De acordo com Verkoeyen, o aplicativo estaria pronto há cinco meses, mas ainda não há data de lançamento. Por meio de um porta-voz, o Facebook disse que não tem nada a comentar e que não fala sobre futuros produtos.

Apesar da parceria para o desenvolvimento do aplicativo para iPhone 5, o relacionamento entre as duas empresas apresenta algumas pendências. Segundo o jornal, os problemas podem ter começado com o lançamento da rede social Ping, integrada ao iTunes. Na época, a Ping foi lançada sem integração com o Facebook, recurso que foi ajustado pela Apple depois com uma interface de programação de aplicativos (API) gratuita do Facebook. Logo depois, o Facebook desativou a integração.

A resposta da Apple chegou no evento em que Steve Jobs, até então CEO da empresa, anunciou o iOS 5. O software terá integração com o Twitter em diversos recursos, por exemplo, na câmera fotográfica: o usuário poderá fotografar com a câmera e, direto do aplicativo nativo, enviar esta foto para publicação no Twitter. Na ocasião, uma possível integração com o Facebook não foi mencionada.

Apesar da indefinição no lançamento, imagens do aplicativo do Facebook para iPad vazaram no final de julho. O site TechCrunch mostrou um aplicativo com o feed de notícias em tela cheia, mas, quando na horizontal, acrescentaria a barra de contatos do chat. Contudo, o site não adiantou qual seria a data de lançamento do aplicativo.

    Leia tudo sobre: aplicativo facebook
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.