As preferências são indicadas de acordo com a interação do usuário com seus amigos mais próximos


Por Fernanda Morales

Com dúvida na hora de baixar aplicativos para seu smartphone? Um grupo de pesquisadores do Laboratório de Mídia de Cambridge, em Massachusetts, Estados Unidos, criou um sistema para identificar quais são os aplicativos preferidos dos usuários de smartphones com base na interação dos usuários com seus amigos.

No resumo da publicação do estudo, os pesquisadores descrevem como foi o processo de pesquisa. A pesquisa foi realizada com um grupo de 55 alunos de pós-graduação que residiam nos dormitórios da universidade. Para cada voluntário foi entregue um smartphone com a plataforma Android .

Durante os cinco meses de pesquisa, os aparelhos distribuídos entre os estudantes tiveram diversas interações sociais como chamadas telefônicas, uso do Bluetooth , Facebook e também, com o acesso a loja de aplicativos da Android.

De acordo com o site New Scientist , a pesquisa teve três estágios de avaliação: primeiro, a identificação dos amigos com que o usuário interagia mais; segundo, rastreou quais aplicativos esses amigos usavam com mais frequência, e terceiro, traçou a probabilidade do usuário baixar algum aplicativo porque seus amigos mais próximos também o usam.

Os pesquisadores acreditam que um dos principais resultados do estudo é entender porque um usuário de smartphone faz download de determinado aplicativo. Além disso, os estudiosos acreditam que a tecnologia possa em um futuro próximo vir a se tornar um aplicativo também.

O estudo será apresentado em uma Conferência de Inteligência Artificial no mês que vem em São Francisco, Califórnia.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.