Protótipo vai ajudar na criação de aplicativos para futuros smartphones da empresa

TORONTO - A Research In Motion (RIM) planeja fornecer a desenvolvedores um protótipo do aparelho Blackberry 10 para ajudá-las a criar aplicativos para smartphones futuros que operarão com uma versão modificada do software utilizado no tablet de poucas vendas da empresa, o PlayBook.

Leia mais:
BlackBerry 10 mistura recursos do iOS e Android, diz site
Novo sistema da RIM se chamará BlackBerry 10

A empresa canadense deixou claro que o aparelho não é a versão do BlackBerry 10 que será comercializada, que deve ser lançada mais tarde neste ano, mas ajudaria a criar empolgação entre desenvolvedores por seu sistema operacional reformulado.

"Não é a versão final do hardware nem do OS -é um aparelho usado para ajudar desenvolvedoras a criar aplicativos voltados para o produto futuro", disse o administrador de mídias sociais da RIM, Alex Kinsella.

A RIM tem tido dificuldades para se equiparar às massivas bibliotecas de aplicativos disponíveis para os produtos da Apple e para a plataforma da Google, Android, utilizada por uma série de fabricantes de aparelhos móveis, incluindo a Samsung.

A empresa está começando novamente com o PlayBook e o BlackBerry 10, que usam um sistema operacional completamente diferente daquele utilizado pelos smartphones Blackberry. O aparelho, chamado BlackBerry 10 Dev Alpha, será fornecido a desenvolvedoras que comparecerem à conferência anual BlackBerry World que acontecerá em Orlando, Florida, no início de maio.

(Por Alastair Sharp)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.