Com vendas da Apple crescendo por conta do lançamento do iPhone 4S, IDC prevê desafio para Samsung se manter como maior fabricante

A Samsung é a fabricante que mais cresceu no mercado de smartphones no último ano, de acordo com novos dados divulgados pela consultoria IDC. Entre o terceiro trimestre de 2010 e o mesmo período de 2011, o número de smartphones vendidos pela empresa aumentou 223,3%, de longe o maior crescimento entre as seis maiores fabricantes de smartphones do mundo.

Lançamento do smartphone Galaxy S II impulsionou vendas da Samsung no último trimestre, segundo a IDC
Getty Images
Lançamento do smartphone Galaxy S II impulsionou vendas da Samsung no último trimestre, segundo a IDC
Além da Samsung, a HTC também mostrou crescimento expressivo no período, aumentando as vendas de smartphones em 115,3%. As vendas das duas empresas foram impulsionadas, principalmente, pela adoção do sistema operacional Android, do Google, como uma das plataformas. Além do Android, a Samsung ainda usa o Bada, sistema operacional próprio, e o Windows Phone, desenvolvido pela Microsoft. De acordo com o IDC, a empresa deve lançar um novo aparelho com Windows Phone até o final do ano.

Com o crescimento da Samsung, a Apple deixou, em outubro, o posto de maior fabricante de smartphones do mundo. No último ano, a fabricante do iPhone registrou crescimento de apenas 21,3%, com 17,1 milhões de unidades vendidas.

"Será um desafio para a Samsung se manter no primeiro lugar, porque o lançamento do iPhone 4S e a redução de preços dos aparelhos mais antigos vai impulsionar as vendas da Apple e o lançamento dos modelos com o Windows Phone marcam o início de uma nova era para a Nokia", diz Ramon Llamas, analista sênior de pesquisa da IDC.

No total, o mercado de smartphones cresceu 42,6% em um ano, apesar de uma pequena queda nas vendas em países com mercado mais maduto, como Estados Unidos e Europa. Segundo a IDC, os fabricantes venderam 118,1 milhões de smartphones no terceiro trimestre de 2011, contra 82,8 milhões de smartphones no terceiro trimestre de 2010.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.