Segundo pesquisa, apesar das altas vendas, sistema operacional Android é encontrado em pouco mais de 18% dos aparelhos

Smartphones e tablets da Apple representam mais que a metade (59,87%) de todos os aparelhos do mercado, de acordo com dados de março coletados pela consultoria Net Applications . Os dispositivos embarcados com o sistema operacional do Google, o Android, ainda continuam em segundo lugar, com 18,66% dos aparelhos, apesar do crescimento nas vendas de smartphones com Android .

Leia mais:
Em três meses, Nokia vira líder entre aparelhos com Windows Phone
Vendas de BlackBerry caem nos Estados Unidos
Vendas do Android aumentam quatro vezes em um ano, diz estudo

Dispositivos da Apple ainda representam 60% do mercado
Getty Images
Dispositivos da Apple ainda representam 60% do mercado
Em terceiro lugar, e com pequeno aumento de participação do mercado, aparelhos com o sistema operacional Java ME, presente em celulares básicos. Aparelhos com a plataforma possuem 15,10% do mercado, ganho de menos de um ponto percentual se comparado a fevereiro, quando possui 14,16% de participação.

O sistema operacional Symbian, presente nos modelos da Nokia, estava em queda nos últimos meses, mas conseguiu manter os 2,77% de participação registrados em fevereiro e terminaram março como o quarto sistema operacional mais presente nos celulares. Após o anúncio da parceria entre Microsoft e Nokia para o desenvolvimento de celulares com plataforma Windows Phone, o Symbian tem perdido participação entre os sistemas operacionais.

Apesar do ano de crise na Research in Motion , fabricante dos smartphones BlackBerry, o BlackBerryOS teve ligeira alta na participação de mercado e encerrou março com 2,21%. Outros sistemas operacionais, como o Windows Phone, aumentaram a participação e fecharam março com 1,4% do mercado, 0,8 pontos percentuais a mais em comparação com fevereiro.

A Net Applications coleta os dados com base no tráfego de dados gerado por smartphones e tablets, por meio de páginas de web em HTML e versões WAP. Segundo a empresa, os dados correspondem ao tráfego gerado por 160 milhões de usuários que acessam a internet pelos dispositivos móveis em todo o mundo.

Versões do Android

Outros dados, mostrados no site do Android para desenvolvedores , aponta que o Android Gingerbread (ou versão 2.3) é o mais presente nos smartphones com o sistema do Google, com 63,7% do total. O Android 2.2 (Froyo) ainda está presente em 23,1% dos aparelhos Android e o Android 3.0 (Honeycomb), versão exclusiva para tablets, possui apenas 3,3% da fatia.

O esperado Ice Cream Sandwich, ou Android 4.0, lançado em outubro de 2011, já conta com 2,9% de aparelhos com a base instalada. O primeiro aparelho com esta versão do Android, que unificou o sistema para smartphones e tablets, foi o Samsung Galaxy Nexus, que chegou recentemente ao Brasil .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.