Senseye rastreia o movimento dos olhos do usuário utilizando a câmera frontal dos aparelhos móveis

Por Fernanda Morales

Uma empresa dinamarquesa acaba de lançar um projeto, intitulado Senseye, que irá tornar possível o controle do seu smartphone apenas com o olhar.

Os pesquisadores criaram uma tecnologia que rastreia o movimento dos olhos do usuário utilizando a câmera frontal dos aparelhos móveis. Com a tecnologia, o usuário poderá acessar todos os recursos do seu celular como mandar mensagens, jogar e muito mais sem precisar tocar na tela touchscreen ou teclas do seu aparelho.

Um vídeo produzido pela empresa mostra o Senseye funcionando

A tecnologia é baseada em um projeto desenvolvido anteriormente pelo mesmo grupo, que resultou em uma plataforma aberta chamada ITU Gaze Tracker . A plataforma foi criada para ajudar pessoas que não conseguem utilizar as interfaces convencionais dos aparelhos.

O Senseye ainda está em fase de desenvolvimento, mas os pesquisadores afirmam que o sistema funcionou perfeitamente com 90% das pessoas que o utilizaram no período de testes.

As primeiras versões do sistema exigiam que o usuário acoplasse seu smartphone a uma mesa ou suporte, mas a nova versão já permite que os usuários utilizem o recurso de controle com o olhar segurando naturalmente seus aparelhos.

A empresa planeja licenciar sua tecnologia, permitindo que o Senseye seja aplicado e construído diretamente nos diversos modelos de smartphones. Além disso, os pesquisadores estão desenvolvendo o protótipo de um pequeno aparelho, que deverá ser vendido por US$ 100 (R$ 180), que permitirá que os usuários utilizem o Senseye com os aparelhos já existentes, os conectando através da entrada USB dos smartphones e tablets.

O Senseye foi apresentado pela primeira vez em junho deste ano durante o Mobile Startup Weekend, em Copenhague, Dinamarca, e ganhou o prêmio ABB Award for Global Inovation.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.