Análise foi feita após problemas com os termos de serviço do Dropbox


Por Daniel Pavani

Após os problemas deste final de semana com relação às alterações dos Termos de Serviço (TOS, em inglês) do Dropbox, o site LiveSide decidiu comparar os TOS do site com os de sites rivais como o Google Docs e o SkyDrive, da Microsoft. Com apenas algumas diferenças sutis no texto, as três empresas tentam mostrar ao usuário como encaram o armazenamento de arquivos na nuvem.

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter


Os problemas foram originados no último final de semana, feriado de independência nos Estados Unidos, e tiveram relação com a alteração dos Termos de Serviço do Dropbox, que dava margem aos usuários entenderem que o site teria o direito de fazer o que bem entender com seus arquivos. Estas alterações causaram muita revolta nos usuários do site, que demonstram isso em blogs e redes sociais. Agindo rápido, o Dropbox tratou de esclarecer a situação e fazer algumas outras modificações nos TOS , que deixaram mais claro que o site não pretende ser dono dos arquivos.

Ontem, o site LiveSide decidiu mostrar um comparativo entre o Dropbox e seus rivais, o Google Docs e o SkyDrive, da Microsoft SyDrive. Analisando os Termos de Serviço dos outros dois serviços de armazenamento na nuvem, o site descobriu algumas similaridades e diferenças.

Os três serviços deixam claro nos textos que podem precisar de autorização do usuário para alterar, modificar, distribuir ou adaptar o conteúdo de seus arquivos, entretanto, existem algumas diferenças na forma como isso foi escrito. O site destaca que há muita semelhança entre os TOS do Dropbox e da Google, acreditando que os termos da Microsoft são mais claros. Vale destacar, porém, que o LiveSide é um site mais voltado à empresa de Redmond e ao Windows.

Seja como for, é interessante este tipo de comparação a fim de ajudar novos usuários a tomarem a decisão sobre qual serviço escolher. Além disso, é necessário ressaltar que é sempre importante ler e entender os Termos de Serviço de qualquer site da internet antes de clicar em Continuar, algo que poucas pessoas fazem.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.