Segundo o serviço, site ficou 30% mais rápido

A equipe do SlideShare, site de compartilhamento de apresentações de PowerPoint e outros documentos, reformulou o site do serviço usando a tecnologia HTML5 . Durante uma conferência realizada ontem, em São Francisco, Jon Boutelle, diretor de tecnologia da empresa, anunciou que a empresa deixou de usar Flash no site em favor do HTML5, linguagem que apoiará a web do futuro . O site recebe cerca de 60 milhões de visitas por mês.

Agora, qualquer dispositivo, inclusive aqueles que não executam Flash, como o iPad e o iPhone, conseguem visualizar todo o conteúdo do site. Além da ampliação do acesso ao serviço, o SlideShare ficou 30% mais rápido e seus arquivos ocupam 40% menos espaço do que antes. Segundo Boutelle, a mudança também permite que o conteúdo do site se torne visível para ferramentas de busca, como o Google e o Bing, que agora conseguem ler o conteúdo contido nos slides.

Em entrevista ao site GigaOM , Boutelle afirmou que a empresa decidiu não desenvolver aplicativos para plataformas como iOS e Android, já que estes aplicativos tendem a ser substituídos por páginas web que funcionam em qualquer dispositivo móvel. “A web é a maior loja de aplicativos de todas”, disse Boutelle. Além do site funcionar em HTML5, todos os documentos e apresentações carregados serão renderizados com a nova linguagem. Nas próximas semanas, todo o conteúdo armazenado no site também será convertido para o formato HTML5.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.