Em desvantagem no mercado, empresa aposta em parceria com Android

Os primeiros smartphones com processadores Intel devem chegar ao mercado no início de 2012. A informação foi divulgada por Fernando Martins, Gerente Geral da Intel no Brasil, durante o evento Intel Editor's Day.

Sem dar detalhes sobre os modelos, Martins citou que os primeiros aparelhos devem ser fruto de uma parceria entre a Intel e o Google, que desenvolve o sistema Android. Essa parceria foi anunciada em setembro deste ano durante o Intel Developers Forum.

A Intel domina o mercado de processadores para PCs e notebooks, mas tem presença quase nula nos mercados de smartphones e tablets. Os chips usados em quase todos esses aparelhos são fabricados por empresas como Qualcomm (chips SnapDragon) e NVidia (processadores Tegra) e baseados na arquitetura de chips ARM, criada pela empresa britânica de mesmo nome. O iPad 2 e o iPhone 4S usam o chip A5, projetado pela Apple com base na arquitetura ARM e fabricado pela Samsung.

Brasil é responsável por mais de 40% dos PCs vendidos na America Latina
Getty Images
Brasil é responsável por mais de 40% dos PCs vendidos na America Latina
Mercado de PCs em alta

A Intel também divulgou alguns números que mostram o bom momento do mercado de PCs e notebooks. "O PC foi criado há cerca de 30 anos. Nos primeiros 26 anos de vida desse produto, vendemos 135 milhões de computadores na América Latina. E apenas nos últimos quatro anos, vendemos mais 135 milhões de computadores, ou seja, o mesmo número dos 26 anos anteriores", disse Steve Long, Gerente Geral da Intel na América Latina. Segundo Long, o Brasil é responsável por mais de 40% dos PCs vendidos no continente.

Intel Developers Forum no Brasil

A Intel anunciou durante o evento que o Brasil terá uma versão do Intel Developers Forum, conferência de desenvolvedores da empresa, terá uma edição em São Paulo, em maio do ano que vem. O evento traz palestras sobre novas tecnologias e pesquisas na área de computação, entre outras atividades.

*O jornalista viajou à Praia do Forte (Bahia) a convite da Intel.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.