Celulares 2G apresentam melhor qualidade de ligações que os 3G

Por Daniel Pavani

O órgão regulador da telecomunicação no Reino Unido, a Ofcom, apresentou um relatório de um estudo no qual indica que antigos celulares 2G apresentam melhor qualidade de ligação do que os novos e modernos smartphones 3G em áreas rurais, devido à cobertura da rede e às antenas mais simples.

O site CBR conta que o estudo foi feito com duas classes de aparelhos: a primeira de smartphones, capazes de utilizar tanto a rede 2G quanto a 3G, e a segunda de aparelhos mais simples, apenas com capacidade para a 2G.

Segundo os especialistas da Ofcom, o melhor rendimento dos aparelhos mais simples quando se afastam das áreas urbanas é devido à maior simplicidade de suas antenas e por não precisarem ficar trocando entre as redes 2G e 3G a todo momento, assim como fazem os smartphones. A melhor performance dos aparelhos mais simples foi obtida tanto para fazer as ligações quanto receber, destaca o site Daily Mail , entretanto, a qualidade do som parece não ter sido afetada.

A Ofcom ainda afirma que isso se deve principalmente pelo fato de que a cobertura 2G no país é muito maior – assim como no Brasil – do que a 3G, principalmente em áreas afastadas dos centros urbanos, onde muitas vezes a rede 3G ainda nem mesmo chegou.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.