MIT oferece recurso similar

Por Kao ‘Cyber’ Tokio

Enquanto meio mundo discute a questão dos direitos autoriais, restringindo as chances de disseminação de conhecimento e dificultando a vida de gente que busca o saber mas não pode pagar pelo acesso, a Universidade de Stanford, nos EUA, já disponibiliza há algum tempo, via rede, seus cursos de engenharia , através da licença 3.0 do Creative Commons .

Agora, os professores Sebastian Thrun e Peter Norvig, da área de robótica, estão sacudindo o ensino tradicional outra vez, deixando você frequentar as aulas online e acompanhar outras etapas do curso, fazendo os trabalhos propostos em aula para os alunos e estudando o conteúdo do livro adotado.

O curso em questão é uma versão reduzida e introdutória sobre Inteligência Artificial e, para fazer parte do seleto grupo, você só precisa ter conhecimento sobre o assunto, adquirir o livro de consulta (“Artificial Intelligence: A Modern Approach”http://aima.cs.berkeley.edu, de Stuart Russell e do próprio professor Peter Norvig) e inscrever-se, através deste atalho .

“Nós vamos usar algo semelhante ao Google Moderator para termos certeza de que Peter e eu responderemos às questões mais prementes. Nossa ideia é que, mesmo em uma classe de 10.000 alunos, haverá apenas um número fixo de questões realmente interessantes (como 15 por semana)”, afirmou o professor Thrun, comentando sobre o processo de trabalho, em contato com o site IEEE Spectrum .

O curso online começa no dia 02 de outubro.

Se a ideia de estudar online interessou, saiba que o MIT, Instituto de Tecnologia de Massachusetts, tem um programa semelhante. Conheça os detalhes clicando neste atalho .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.