Acordo entre maior operadora do mundo com Apple pode estar próximo

Por Fernanda Morales

Nesta quinta-feira, 18, a Reuters afirmou que o presidente da China Mobile, Wang Jianzhou, e o CEO da Apple, Steve Jobs, se encontram algumas vezes para discutir a implementação do iPhone com a tecnologia TD-SCDMA, tecnologia 3G desenvolvida na China, no maior mercado consumidor do mundo.

A tecnologia TD-SCDMA foi desenvolvida em uma expansão ‘fantasma’ que a deixa livre de pagar pelas patentes das grandes empresas do ocidente. Os desenvolvedores afirmam que ela é uma tecnologia voltada para áreas muito populosas, mas que também é capaz de ter cobertura em diversos cenários. A TD-SCDMA foi desenvolvida para áreas montanhosas, como algumas regiões chinesas.

A China Mobile é maior empresa de telefonia móvel do mundo, no número de assinantes, tendo 7,44 milhões de assinantes.

De acordo com o MacRumors , as duas empresas já afirmaram que fecharam um acordo para desenvolver um modelo de iPhone baseado na tecnologia 4G TD-LTE, desenvolvida pela China Mobile. Essa tecnologia é uma variante da LTE que especula-se que não estará inclusa no iPhone 5.

“Eu já encontrei Steve Jobs algumas vezes, mas nós ainda não chegamos a um acordo”, afirmou Wang durante uma entrevista coletiva. “Tudo que posso dizer é que é um desejo da China Mobile e da Apple chegarmos a um acordo o quanto antes”.

A China Unicom é a única empresa de telecomunicações a ter contrato de exclusividade com a Apple e a lançar o smartphone da empresa na China, mas as concorrentes China Mobile e a China Telecom também estão batalhando para conseguir um acordo com a companhia americana.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.