Eddy Cue, vice-presidente responsável pela iTunes, recebeu prêmio no lugar do executivo, falecido no ano passado

Nem só cantores receberam prêmios durante a cerimônia do Grammy 2012, realizado na noite deste domingo (12). Steve Jobs, cofundador e ex-CEO da Apple, falecido em outubro de 2011, também foi homenageado por suas contribuições à indústria da música. Ele recebeu um Grammy póstumo pela criação do tocador de músicas iPod e pela loja de músicas iTunes Store.

LEIA TAMBÉM:
iPod completa 10 anos - Veja história em imagens
Grammy 2012 consagra Adele e homenageia Whitney Houston
Veja notícias, vídeos e fotos sobre a morte de Steve Jobs

Steve Jobs durante o lançamento do iPod Mini, em 2004
Getty Images
Steve Jobs durante o lançamento do iPod Mini, em 2004
Eddy Cue, vice-presidente sênior de serviços de internet e software da Apple, esteve no palco para representar Jobs. "Aceitar este prêmio significa muito para mim, porque a música significava tanto para ele", disse Cue, ao aceitar o prêmio no palco da cerimônia.

"Ele nos disse que a música modelou sua vida. Ela fez dele o que ele era. Todo mundo sabe o grande impacto que músicos como Bob Dylan e The Beatles tiveram em Jobs."

iPod tem 10 anos

Pouco depois da morte de Jobs, no ano passado, o iPod completou 10 anos. A primeira versão do aparelho foi lançada em 23 de outubro de 2001, quando Jobs o apresentou para a imprensa na sede da Apple, em Cupertino (EUA). Esta versão do iPod tinha apenas 5 GB de memória e só suportava músicas.

O aparelho já ganhou outras 12 versões desde sua criação e passou a suportar fotos, vídeos e aplicativos. Hoje, os usuários o encontram em três versões principais: o iPod Touch, com capacidade de até 64 GB, o iPod Nano, com memória de até 16 GB e o iPod Shuffle, com capacidade de 2 GB.

Criada pela Apple em 2001, pouco depois do lançamento do iPod, a iTunes Store detém mais de 60% do mercado de venda de músicas pela internet nos EUA. Em 2010, o serviço alcançou a marca de mais de 10 milhões de músicas vendidas. Ao todo, a loja oferece mais de 14 milhões de músicas e cerca de 2 mil filmes para download. A loja começou a funcionar no Brasil apenas no final do ano passado.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.