Empresa afirma que maioria das pessoas prefere ler artigos na posição retrato

Windows 8 irá permitir que tablets funcionem em modo retrato
Divulgação
Windows 8 irá permitir que tablets funcionem em modo retrato
A Microsoft informou que o Windows 8 , próxima versão do sistema operacional, funcionará em qualquer posição que o usuário esteja segurando o tablet, seja em modo retrato ou paisagem. Segundo mensagem no blog oficial, a empresa informou que desenhou o sistema para acompanhar a flexibilidade dos tablets, permitindo que o usuário segure o dispositivo em qualquer orientação.

Segundo estudo de usabilidade realizado pela equipe da Microsoft, a maioria das pessoas prefere assistir a um filme em tela cheia na posição horizontal (paisagem), sem as barras pretas. Porém, ao ler um longo artigo ou uma página na web, as mesmas preferem a posição vertical (paisagem), já que exige menos rolagem.

Alguns usuários perguntaram para a empresa se a posição oficial do aparelho é paisagem ou retrato, mas a empresa afirma que ambas as orientações são importantes. Porém, lembra que o Windows 8 não é um sistema operacional voltado somente aos tablets e que, nos desktops e laptops, o sistema só funcionará em modo paisagem.

A Microsoft permitirá que os desenvolvedores criem aplicativos tanto na posição horizontal quanto na vertical, mas espera que a maioria dos desenvolvedores forneça aplicativos na versão paisagem, já que, na maioria dos computadores com o sistema, o Windows 8 será usado somente na horizontal, como desktops e notebooks.

A próxima versão do sistema operacional também poderá ser visualizada no modo retrato independente da resolução do tablet: 3:4 (standard), 9:16 (wide) ou 10:16. Outro destaque é para a animação ao girar a tela: em vez da animação adotada pelo iPhone e pelo Android, o Windows 8 mostrará um efeito de transição, como demonstrado no vídeo (em inglês):

O Windows 8, em sua interface Metro, é similar ao Windows Phone 7.5, com widgets de aplicativos. Os tablets que adotarem a interface, segundo a Microsoft, precisam oferecer tela com resolução mínima de 1024x768p. A empresa descobriu que 98,8% dos usuários que utilizam o Windows 7 possuem telas com resoluções maiores que esse formato.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.