Foco de um dos principais serviços de mensagens do mundo por um bom tempo, o WhatsApp Business finalmente foi lançado de forma oficial para os usuários. A versão é destinada para empresas e funciona como um canal oficial de contato entre companhias e consumidores. A solução permite que os clientes se informem sobre os horários de voos ou que recebam confirmações de entregas, por exemplo.

Leia também: Confira quatro formas de descobrir se algum contato te bloqueou no WhatsApp

Disponível gratuitamente para Android, o WhatsApp Business foi desenvolvido para atender, principalmente, as necessidades de pequenas empresas  ao permitir a separação entre as mensagens pessoais e as comerciais. A versão convencional do aplicativo, voltada para usuários individuais, é usada por mais de 1,3 bilhão de pessoas e deverá ajudar empresas a se conectarem mais facilmente com seus clientes e vice-versa. 

WhatsApp Business exibe informações sobre as empresas, como descrição, e-mail, endereço e horáiro de funcionamento
Reprodução
WhatsApp Business exibe informações sobre as empresas, como descrição, e-mail, endereço e horáiro de funcionamento

Leia também: Como usar o Samsung Pay, o serviço que dispensa o uso do cartão de crédito

Para isso, o mensageiro oferece algumas vantagens. A principal delas é o perfil empresarial , em que os clientes podem ter acesso a informações como descrição, e-mail, endereço físico e site. O aplicativo também exibe o horário de funcionamento de determinada empresa.

O serviço também conta com ferramentas de mensagens voltadas para economizar seu tempo com respostas rápidas para perguntas frequentes, mensagens de saudação no início da conversa e mensagens de ausência para os clientes saberem que o representante da empresa está ocupado. Assim, em vez de responder a todas as mensagens recebidas, as empresas poderão se concentrar nas conversas que estão em um estágio mais avançado.

Para saber se a comunicação com os clientes está sendo bem-sucedida, as empresas podem consultar as estatísticas de mensagens . A área do WhatsApp Business exibe métricas como o número de mensagens lidas para cada negócio identificar pontos que podem ser melhorados. O serviço também permite que as empresas enviem e recebam mensagens de clientes por meio do WhatsApp Web .

Leia também: Saiba como excluir uma conta do Instagram de forma definitiva

Segundo o WhatsApp, algumas contas empresariais receberão selo de verificação para dar mais segurança aos usuários. Mesmo sem a verificação os clientes saberão que estão conversando com uma empresa. Isso porque o aplicativo listará o perfil como conta comercial. Na primeira etapa, o serviço foi lançado para empresas de Indonésia, Itália, México, Reino Unido e Estados Unidos. O Brasil deverá receber o suporte nas próximas semanas.

Quais são as empresas com WhatsApp Business?

No Brasil, algumas empresas estão testando o WhatsApp Business. Uma delas é o Itaú Unibanco , que realiza testes com clientes Personnalité Digital e deverá expandir o serviço de forma gradativa. Primeira instituição financeira a participar do projeto, o Itaú permitirá que clientes entrem em contato com os gerentes de suas contas. Segundo o Itaú, a ideia é oferecer a maior oferta de serviços possíveis aos seus clientes. O envio de notificações e alertas, por exemplo, são opções que também são estudadas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!