Pequeno, leve e prático: um projetor de bolso para qualquer ocasião

Pico projetor PocketCinema V50 Aiptek
Reprodução
Pico projetor PocketCinema V50 Aiptek
Por Stella Dauer

Hoje em dia não podemos mais pensar em palestras, aulas e cursos com as velhas transparências, ou até com slides. E mesmo assim, nem sempre temos à disposição os caríssimos projetores parrudos que gostaríamos e podemos ficar na mão.

Por isso vamos testar agora o V50, um potente e versátil projetor de bolso que a Aiptek lançou no Brasil.

Como ele é

Sendo um projetor de bolso, ele é bem compacto, mas quando comparado a outros modelos de projetores pequenos, ele não é tão compacto assim. Pesando 225 gramas o seu diferencial perante seus amigos menores está na capacidade de projeção: ele exibe até 85 polegadas em salas escuras, com foco perfeito. Pra se ter uma ideia, um projetor convencional começa nas 90 polegadas. É bem poderoso.

Por ser muito potente, ele possui uma ventoinha bem barulhenta para manter tudo resfriado. O ar sai pelas laterais e também por baixo, junto com a entrada para tripé. Atrás ficam o botão de reset, a conexão miniUSB, entrada para fonte e a entrada de vídeo, que também é de áudio e fone de ouvido. Na esquerda encontramos a entrada para cartões SD e saída de som; na direita, o botão de energia, o LED de carga e o sensor infravermelho. Em cima há o menu com botões de toque e o controle de foco. Na frente fica apenas a lente.

Como ele funciona

A tecnologia ótica é DLP, com LEDs RGB e resolução WVGA (854 × 480 pixels). Ele reproduz filmes em até 720p em formato 16:9, alta definição, com luminosidade que chega até 50 lúmens. A intensidade da projeção é boa, principalmente em ambientes escuros. Em ambientes claros ele perde muito da cor, mas ainda é possível enxergar algo. A Aiptek promete até 20 mil horas de uso, ou 13 anos em média.

Seu menu é bem simplificado e qualquer um aprende rapidamente a manuseá-lo, ainda mais sendo em português. Na verdade, é bem parecido com o menu do PSP. Possui apenas as entradas para filmes, fotos, músicas, apresentações, arquivos, memória e configurações, que também são poucas. É possível, por exemplo, escolher se a luz atua em modo avançado ou ecológico. A bateria dura 3 horas no modo eco e 1 hora no avançado, bem pouco.

O que dá pra fazer com esse projetor?

No V50 você pode ligar notebooks, PCs, TV, DVD, iPods, celulares e videogames e até pen drives, pois ele também reproduz o conteúdo desses aparelhos. Ele aceita vídeos nos formatos H.264 (mov, avi, mp4 e 3gp), imagens em JPG e BMP e áudio em MP3, WAV e OGG.

Ele também reproduz apresentações em PPT e PDF, mas estas precisam de conversão para o formato MPtG. Há um software embutido na própria memória do projetor que você instala no PC e realiza a conversão, mas infelizmente esse programa é apenas para Windows.

Está presente a entrada padrão para tripés e há também uma saída de som que consegue cobrir uma sala pequena sem prejuízos. Ou seja, além de imagens também é possível assistir vídeos no V50. E como possui memória interna de 128MB e entrada de cartão SD, SDHC ou MMC que aceita até 32GB, você pode colocar seus arquivos nele e assistir tudo sem precisar de nenhum computador ou máquina.

O que vem na caixa

A caixa do projetor V50 é grande, e vem bem recheada. Encontramos uma capinha protetora, um controle remoto, a fonte para recarga, um cabo de dados mini USB, um cabo de saída-AV Composto estéreo, e um CD com softwares.

Especificações

Um controle remoto ajuda no processo e permite executar as mesmas funções dos botões do aparelho, permitindo controlar o projetor de qualquer lugar de uma sala e acessar o menu, mexer no volume, rotacionar a tela, passar ao próximo slide, entre outros. Apenas o foco só pode ser controlado no projetor. O controle é alimentado por uma bateria CR2025.

Prós:

• Projeção de até 85 polegadas;

• Pode se ligar a qualquer equipamento;

• Possui alto falante e controle remoto;

Contras:

• Precisa de conversão para apresentações;

• Bateria dura pouco;

• Conexão miniUSB, e não microUSB;

PocketCinema V50 Aiptek

Preço: R$1900

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.