Regza 32BE3 possui um botão que regula o brilho e o contraste da imagem dependendo da luz ambiente

Por Fernanda Morales

A redução do consumo de energia elétrica é mais uma das preocupações dos governos e também das empresas de tecnologia, que visam conquistar novos consumidores com aparelhos mais ecológicos. E encabeçando a nova tendência, a Toshiba acaba de lançar um novo modelo de televisor que não consome nenhum watt quando está no modo standby.

A Toshiba Regza 32BE3 HDTV , que possui tela de 32 polegadas, resolução de 1.366×768 e entrada USB , tem um capacitor de alta carga que permite que a televisão fique no modo standby sem consumir energia elétrica .

A técnica, na verdade, pode ser considerada em parte uma jogada de marketing, já que o capacitor precisa ser carregado previamente (durante o uso normal da TV) para que possa alimentar, quando em standby, os circuitos da TV – a energia é gasta do mesmo jeito, só que num momento diferente. Todavia, os circuitos que ficam ligados durante o standby provavelmente precisaram passar por uma “dieta”, para torná-los menos famintos de energia e tornar viável o uso do capacitor, portanto, indiretamente, o conjunto todo pode acabar consumindo menos. O transformador de força, grande vilão do consumo em standby, fica fora da jogada nesse esquema, o que também contribui.

Nos Estados Unidos, o consumo anual de energia com os aparelhos em standby custa aproximadamente US$ 4 bilhões para o bolso dos norte-americanos e a maior parte desse consumo vem dos aparelhos de televisão, segundo o New Launches .

De acordo com o Geeky Gadgets , o modelo ainda vem equipado com um botão ‘Eco’, que muda o brilho e contraste da imagem dependendo da iluminação ambiente , permitindo que o usuário economize ainda mais energia.

A Regza 23BE3 será lançada em dezembro somente no Japão e deverá custar aproximadamente US$ 1.200 .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.