No dia 21 de março de 2006 foi publicado o primeiro texto no serviço. Você usa o Twitter com frequência? Para quê? Comente

No dia 21 de março de 2006, Jack Dorsey, um dos fundadores do Twitter, publicou a primeira mensagem no serviço. O texto dizia "just setting up my twttr", algo como "apenas testando meu twttr". Quando foi lançado, o serviço se chamada twttr, sem as letras "i" e "e".

Você usa o Twitter com frequência? O que você faz no Twitter? Comente no fim desta página

Jack Dorsey, o primeiro a usar o Twitter
Getty Images
Jack Dorsey, o primeiro a usar o Twitter
O limite de 140 caracteres foi criado para que as mensagens do Twitter pudessem ser enviadas por meio de SMS.

Quando criaram o Twitter, os fundadores imaginavam que o serviço iria decolar primeiro nos celulares, mas não foi isso que aconteceu. A versão web do serviço logo se tornou muito popular e, ainda hoje, a maior parte dos acessos ao Twitter vem de computadores e notebooks.

Leia também:
Guia completo para usar melhor o Twitter

Os primeiros anos do Twitter foram marcados por frequentes quedas no serviço, que geraram até uma nova expressão, "O Twitter baleiou".

A expressão fazia referência ao desenho de uma baleia sendo resgatada, que até hoje aparece quando há uma falha no serviço.

Apesar das dificuldades iniciais, o Twitter conseguiu aumentar sua popularidade e é um dos poucos sites da era web 2.0 que se mantiveram relevantes, ao lado de nomes como YouTube e Facebook. Em um texto publicado em seu blog oficial, o Twitter afirma que tem hoje 140 milhões de usuários ativos e publica 340 milhões de mensagens por dia.

Ao longo destes anos, o Twitter comprou empresas para melhorar seus recursos. Em 2008, a compra da Summize deu ao serviço uma ferramenta de busca. De 2011 para cá, o Twitter comprou a rede social Bagcheck , voltada para fãs de gadgets, o agregador de notícias Summify , o TweetDeck (programa usado para facilitar o uso do Twitter) e o Posterous .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.