Novo visual do Twitter deve começar a funcionar nas próximas semanas, de acordo com mensagem no blog oficial

O Twitter passará por uma atualização nas próximas semanas, já que a equipe do microblog anunciou hoje a segunda grande mudança no visual do serviço. O histórico de mensagens, que sempre ficou do lado direito, agora passará a mostrar os tuítes das pessoas que o usuário segue do lado esquerdo da página. A página inicial também ganhará novas abas de navegação na parte superior para facilitar o uso do microblog.

Segundo a equipe do Twitter, a página inicial dos usuários será atualizada aos poucos, mas deve estar disponível nas próximas semanas. Contudo, a página de explicação do novo design do serviço orienta os usuários a baixar a última versão do Twitter para iPhone ou Android para, assim, ganhar acesso ao novo visual.

O visual do TweetDeck, cliente do Twitter adquirido pela empresa em maio de 2011, também refletirá o novo design proposto pelo Twitter, bem como os aplicativos para smartphones iPhone, Android e Windows Phone, que serão atualizados em breve. Confira no vídeo abaixo como o novo Twitter funciona:

A mudança parece ser uma estratégia do microblog para aumentar sua base de usuários móveis. Atualmente, de acordo com o site Fierce , 55% dos total de usuários ativos do Twitter (cerca de 100 milhões) acessam o serviço por meio de celulares.

A última grande mudança do Twitter aconteceu em setembro de 2010, quando o microblog ganhou melhorias na usabilidade e na navegação e passou a funcionar integrado ao site de compartilhamento de vídeos YouTube . Os vídeos compartilhados por meio do serviço passaram a ser vistos em um painel que se abre na parte esquerda da página.

Novas abas de navegação

A primeira aba de navegação é a da página inicial do Twitter, que será representada pelo desenho de uma casa. Ao clicar nela, o usuário verá os tuítes das pessoas que segue numa barra do lado direito da página e, na parte mais estreita à direita, poderá ver um box no topo que servirá para escrever mensagens e visualizar seu número de seguidores e de pessoas que segue.

Logo abaixo, assim como aparece no painel atual, o usuário verá as sugestões de usuários para seguir selecionadas pelo Twitter. Depois, o internauta poderá acompanhar os assuntos mais comentados ou "Trending Topics".

Na segunda aba, chamada de Conectar e simbolizada por @, o usuário poderá checar todas as suas interações na rede social, isto é, quem o segue ou mencionou uma mensagem que ele tuítou ou marcou uma mensagem publicada por ele como favorita.

A terceira e última aba, Descobrir ou #, permitirá que os usuários busquem conteúdos no microblog. Por meio desta página, o internauta poderá buscar assuntos - ou ver tuítes próximos de acordo com sua localização quando estiver ao celular - e verificar as mensagens vinculadas às hashtags.

Nova página de perfil

No canto superior esquerdo da nova página, o usuário também poderá ver um ícone de uma pessoa. É por meio dele que poderá acessar seu novo perfil no microblog. Numa longa barra superior, o internauta verá as informações básicas do seu perfil e, logo abaixo, a página será dividida para mostrar seu histórico de mensagens, além de atalhos para lista de seguidores, pessoas que está seguindo, imagens recentes, entre outros. Um outro ícone, chamado de Fale, permite que o usuário acesse imediatamente o box de edição de novas mensagens.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.