Ucrânia fecha grande site de compartilhamento de arquivos

KIEV - A polícia ucraniana fechou nesta terça feira o site de compartilhamento de arquivos mais popular da antiga ex-república soviética, o Ex.ua. A página foi fechada sob acusação de que seus donos distribuíam ilegalmente softwares, músicas e vídeos protegidos por direitos autorais.

Leia mais:
Arquivos guardados no Megaupload ganham sobrevida de 15 dias
Dois executivos do Megaupload são libertados
FBI fecha Megaupload e prende responsáveis pelo site

A manobra, que se deu após os Estados Unidos tirarem do ar o site Megaupload mais cedo neste mês, foi resultado de reclamações de empresas de software como a Microsoft e a Adobe, disse a polícia. "Durante uma busca nos escritórios e centrais de dados dos donos do site, a polícia confiscou vários computadores... incluindo 200 servidores que continham por volta de 6 mil terabytes de informação, no total", disse o Ministério do Interior do país. "A polícia descobriu que o site era gerido por um cidadão da Letônia."

O ministério disse que 16 pessoas que haviam trabalhado nos escritórios do Ex.ua estavam sendo interrogadas, mas não disse quantas pessoas haviam sido detidas, se é que houve prisões. Segundo as leis da Ucrânia, os donos do site podem enfrentar até cinco anos de prisão se forem declarados culpados, disse o ministério. O número de usuários do Ex.ua era de milhões, de acordo com a polícia. A maioria dos usuários se conectava de dentro da Ucrânia.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.