iG - Internet Group

iBest

brTurbo

Notícias Último Segundo

10/09 - 00:01hs

Será que os Beatles vão virar MP3?
Às vésperas do lançamento do aguardado "Beatles Rock Band" - a primeira incursão oficial do quarteto de Liverpool ao mundo digital -, outra Apple (não a gravadora, mas a fabricante de computadores) anunciou que também iria ter novidades no mesmo 9 de setembro que o jogo está sendo lançado. Foi o suficiente para que uma série de rumores começassem a surgir anunciando que, talvez, o casamento dos Beatles com Steve Jobs finalmente aconteceria.
Logo Agência Estado

Agência Estado

Por Alexandre Matias São Paulo, 08 (AE)

O flerte vem de longa data - o próprio nome da empresa de Jobs saiu da gravadora fundada pelos Beatles. Mas, desde que a Apple do Vale do Silício entrou no ramo da música digital, a aproximação entre ela e o grupo mais popular do século passado vem cercada de expectativas.

Afinal, é uma espécie de fronteira final. Todos os grandes nomes do entretenimento - e não apenas da música - já cederam ao digital inevitável, menos os Beatles. E justamente a banda que ajudou a popularizar o formato digital quando ele ainda estava preso aos discos - foi com o relançamento do catálogo dos Beatles em 1987 que o então novíssimo CD começou a ganhar adeptos e finalmente firmou-se no mercado. Tirar os Beatles do disco e deixá-los livres em MP3 se tornou uma espécie de paradigma final para quem acompanha as movimentações do mercado e dos hábitos de consumo do mundo digital.

E na medida em que o evento da Apple começou a ganhar detalhes, eles só fizeram aumentar a expectativa sobre o tal anúncio envolver o lançamento de todo o catálogo dos Beatles para download.

Para começar, a empresa disse que o lançamento traria novidades sobre iPods, revivendo uma velha especulação a respeito de um certo "iPod amarelo". Logo depois, vinha a primeira imagem de divulgação do evento, que, além da já clássica silhueta preta que protagoniza os comerciais do iPod, trazia a frase "It’s only rock’n’roll, but we like it" (é só rock’n’roll, mas nós gostamos). Apesar da frase ter sido surrupiada de um hit dos Rolling Stones (ou, talvez, justamente por isso), a boataria cresceu ainda mais.

Porque não é apenas o jogo dos Beatles que está sendo lançado hoje. A banda prepara um enorme relançamento de todo seu catálogo remasterizado numa caixa com os 13 álbuns oficiais e os dois volumes da coletânea Past Masters, que reúne as músicas que foram lançadas em single. Os novos CDs terão acabamento visual diferente das versões que já estão nas lojas, além de trazer minidocumentários em cada um dos discos. Há quem especule que essa reedição é só a primeira versão - e que uma outra caixa, com os mesmos discos em vinil, estaria sendo preparada para um lançamento próximo.

Ainda no terreno da especulação, muita gente achou que o comercial de TV que anuncia a nova caixa de CDs do grupo é muito parecido com o estilo de propaganda da Apple. E o blog 9to5Mac, especializado em notícias sobre a empresa, disse que esta gravou um comercial numa lanchonete estilo anos 50, na Califórnia.

É claro que sempre devemos contar com o poder que a Apple tem de manipular a expectativa do público.

Quando a empresa estava às vésperas de anunciar o iPod Touch, no segundo semestre de 2007, a cantora Madonna também estava quase para anunciar seu novo disco. O convite do evento veio ao lado da frase "And the beat goes on" ("o ritmo segue"), que fez que se especulasse sobre o lançamento de um iPod Madonna.

Se as especulações se confirmarem, fecham-se vários ciclos: o da música digital, iniciado com o lançamento do Napster em 1999; o da era digital com mídia física, iniciado com o CD nos anos 80; e o do disco em si, consagrado pelos próprios Beatles nos anos 60.


Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias