Use o Windows Media Player ou o MediaMonkey para organizar sua coleção

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=tecnologia%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1597102009924&_c_=MiGComponente_C

No fim dos anos 90, a revolução causada no compartilhamento de músicas pelo Napster trouxe diversos benefícios aos usuários. Mas ela trouxe também alguns novos problemas. Entre eles está a dificuldade para organizar as músicas guardada no HD e achar uma canção específica.

A primeira dica é a de estruturar as pastas de música na forma de "Artista / Nome do álbum / nome da música". Mas essa medida não cobre casos de músicas repetidas com diferentes taxas de bitrate(qualidade) e extensões (MP3, WAV, WMA e outras). Ela também não resolve casos como tags com informações erradas nos arquivos de música (ex.:  Eminem, emenem, Mnem e outros).

Para resolver esses e outros problemas, o iG preparou dicas de como organizar suas músicas. Elas são usadas com os programas Windows  Media Player e MediaMonkey (versão grátis). Confira.

1 - Windows Media Player 11

É a forma mais simples de organização, já que o Windows Media Player é incluído no sistema Windows.

Inserir músicas na biblioteca

1.  Abra o Windows Media Player;

2.  Selecione o menu Biblioteca;

3.  Clique em Adicionar à Biblioteca;

4.  Clique em Opções Avançadas;

Reprodução

5.  Clique em Adicionar e aponte o local (ou locais) onde se encontram os arquivos de música. A partir deste momento o Windows Media Player monitorará constantemente novos arquivos adicionados à pasta;

6.  Marque a caixa de seleção Adicionar valores de nivelamento de volume para todos os arquivos. Isto fará com que todas as músicas adicionadas à biblioteca tenham o volume parecido. Assim, evita-se sustos quando se passa de uma música para outra. Esta opção faz com que o processo de procura seja bem mais demorado, mas vale a pena esperar.

7.  Clique em OK e aguarde o término da procura.

Verificar informações de cada música

No momento em que as músicas são adicionadas à biblioteca, o Windows Media Player cataloga as faixas por artista, álbum, música, ano e gênero. Estas informações são buscadas na internet por meio da tag ID3 e do nome do arquivo de cada música. Caso alguma música apareça na lista com alguma informação errada faça o seguinte:

1.  Em sua biblioteca, clique com o botão direito do mouse na música que contém a informação errada;

2.  Clique em Localizar Informações sobre o Álbum;

Reprodução

3.  Na lista que aparecer no canto direito, verifique a qual álbum pertence a música e clique em Avançar;

4.  Clique em Concluir.

Criar listas de reprodução (playlists)

1.  Selecione o menu Biblioteca;

2.  Clique em Criar lista de Reprodução ou tecle CONTROL + N;

3.  No canto direito insira o nome da lista de reprodução;

4.  Arraste  as músicas desejadas. 

Remover músicas duplicadas

No quesito de músicas repetidas o Windows Media Player peca, pois a única solução é identificá-las e apagar uma cópia por meio de um clique no botão direito do mouse e outro em Excluir. 

Certifique-se que a opção de excluir o arquivo da música ao removê-la da biblioteca esteja marcada na aba Biblioteca do Mais opções do menu Biblioteca.

2 - MediaMonkey

O MediaMonkey é um ótimo tocador de músicas que reconhece diversos formatos de arquivo (MP3, OGG, WMA, AAC, WAV e outros). O programa facilita a criação de bibliotecas e o gerenciamento de músicas que estejam armazenadas em MP3 players, pen drives, HDs externos, celulares e até mesmo em iPods.

A interface é muito funcional, mas exige algum tempo até que o usuário se acostume com tantos botões e funcionalidades. Existem diversos recursos interessantes além dos abordados nessa matéria. Por isso explore bem o aplicativo e usufrua de todo seu potencial. Para começar baixe o MediaMonkey e instale o programa.

Inserir músicas à biblioteca

Depois do fim da instalação, o MediaMonkey pergunta em que pastas estão seus arquivos de mídia. Caso tenha prosseguido sem marcar todas pastas desejadas faça o seguinte:

1.  Selecione Arquivo na barra de menu e clique em Adicionar/Recarregar Faixas na Biblioteca ou tecle INSERT;

2.  Marque o local das pastas a serem adicionadas através das caixas de seleção, assim como quais formatos de arquivo de áudio destas pastas devem ser importados;

3.  Clique em OK;

Reprodução

O MediaMonkey também cataloga automaticamente todas as músicas adicionadas à sua biblioteca.

Verificar informações de cada música

Caso apareçam músicas com informações erradas, faça o seguinte:

1.  Clique na música com o botão direito do mouse e selecione Auto-Tag a partir da internet ou tecle CONTROL + L;

2.  Verifique se as informações que aparecem correspondem a música e clique em Salvar Tags;

3.  Se existir arte da capa do álbum, escolha se quer salvar a imagem embutida na tag ou num arquivo separado em JPG na pasta da música.  Clique em OK.

Criar listas de reprodução (playlists)

1.  Selecione Editar na barra de menu;

2.  Clique em Nova Lista;

3.  Dê um nome a lista de reprodução e clique OK;

Reprodução

4.  Arraste as músicas desejadas para a pasta com o nome da lista de reprodução criada localizada na árvore de diretório do canto esquerdo.

Remover músicas duplicadas

O MediaMonkey tem uma vantagem em relação ao Windows Media Player quando o assunto é eliminação de músicas duplicadas porque já identifica o que considera repetido.  Para usar o recurso do MediaMonkey que cuida disso faça o seguinte:

1.  Expanda (+) a pasta Arquivos a Editar na árvore de diretório do canto esquerdo.

2.  Clique em Títulos duplicados;

3.  Verifique e selecione na lista as cópias indesejadas e tecle Delete para eliminá-las;

4.  Um aviso aparecerá com a opção para apagar arquivo e nome na biblioteca ou somente o nome.  Escolha o que achar mais adequado e clique em Sim.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.