Novo estudo da GfK mostra que smartphones, junto com TVs de LCD, foram os produtos mais vendidos durante o início de 2011

As vendas de smartphones no Brasil cresceram 80% nos primeiros seis meses de 2011, de acordo com novo estudo da GfK, e superaram a média mundial de 69% no mesmo período. As vendas de aparelhos celulares impulsionaram o crescimento do setor de eletrônicos, que agora responde pela maior fatia (25%) das vendas de produtos no País.

Venda de smartphones cresce mais 80% no Brasil
Getty Images
Venda de smartphones cresce mais 80% no Brasil
A pesquisa, realizada entre janeiro e agosto de 2011, envolveu cerca de 11 mil pontos de venda do varejo. De acordo com a GfK, as vendas de smartphones cresceram mais na região Nordeste, com alta de 20,9%, por ter uma base instalada menor destes aparelhos. O menor crescimento foi registrado no Estado de São Paulo (4,4%), já que boa parte dos moradores da região usam este tipo de aparelho.

Segundo a pesquisa da GfK, as vendas de TVs de tela fina, notebooks e a categoria de celulares - que inclui os celulares básicos e os smartphones - foram as que mais cresceram no mesmo período. As vendas aumentaram 18,5%, 13,1% e 12,8%, respectivamente.

Preço médio

De acordo com a GfK, a pesquisa também analisou o preço médio dos produtos de cada dos produtos analisados também foram reduzidos durante o período analisado. O preço médio dos celulares foi de R$ 325 e das TVs de tela fina ficaram em R$ 1.684.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.