Preço dos tablets com Android é mais competitivo e a plataforma deve roubar parte da participação conquistada pelo iPad, da Apple

Com a ajuda do Kindle Fire , tablet da Amazon que alcança sucesso nos Estados Unidos, os tablets com sistema operacional Android estão ganhando participação de mercado e devem superar as vendas do iPad em 2015. Segundo dados divulgados hoje pela consultoria IDC, o sistema operacional iOS perdeu mercado e tem 54,7% do mercado, enquanto o Android chegou a 44,6% do total de vendas de tablets no quarto trimestre de 2011. O preço dos tablets com Android devem ser o principal fator para a inversão do mercado, de acordo com a IDC.

LEIA TAMBÉM:
Novo iPad tem tela de alta definição e chip mais rápido
Compare o novo iPad com o iPad 2

O total de tablets vendidos no período analisado pela IDC chegou a 28,2 milhões de unidades em todo o mundo, o que representa um crescimento de 155% em um ano. Segundo o IDC, no ano de 2011 foram vendidos, no total, 68,7 milhões de unidades de tablets em todo o mundo.

Chart: Worldwide Media Tablet Shipments Split by OS Historical and Forecast* 2010 - 2016 (Units in Millions) Description: Source: Worldwide Quarterly Media Tablet & e-Reader Tracker, March 12, 2012Note: IDC's Worldwide Quarterly Media Tablet & e-Reader Tracker provides total market size and vendor share for both the Media Tablet and eReader markets in 46 countries. Detailed historical segmentation is provided by CPU type, operating system, connectivity type, screen size and resolution, storage capacity, distribution channel, and customer segment. Measurement for this tracker is in units, value, and end-user price. For more information, or to subscribe to the research, please contact Kathy Nagamine at 1-650-350-6423 or knagamine@idc.com. Further detail about this tracker can be found at:http://www.idc.com/tracker/showproductinfo.jsp?prod_id=81 Tags: IDC, Tracker, Worldwide, Media Tablets, Media Tablet, OS, Android, iOS ... Author: IDC charts powered by iCharts

Apesar da estreia de sucesso da Amazon no mercado de tablets com o Kindle Fire, a Apple ainda se mantém na liderança isolada do mercado de tablets. A fabricante do iPad vendeu 15,4 milhões de unidades do produto no quarto trimestre, enquanto a Amazon vendeu 4,7 milhões de unidades do Kindle Fire. Com isso, a Apple se teve com 54,1% de participação nas vendas - sete pontos percentuais abaixo do trimestre anterior - e a Amazon ficou em segundo lugar, com 16,8% do total das vendas.

"O sucesso da Apple, líder de mercado, é particularmente notável, principalmente quando percebemos que as vendas de tablets da empresa no quarto trimestre de 2011 representam crescimento de 110% em relação ao mesmo período de 2010", diz Tom Mainelli, diretor de pesquisa da IDC.

A Samsung, fabricante da linha de tablets Galaxy Tab, ficou em terceiro lugar no ranking, com apenas 5,8% do mercado mundial de tablets, seguida pela Barnes & Noble, com o Nook Tablet, que teve 3,5% do mercado no quarto trimestre de 2011.

Vendas de e-readers aumentam

As vendas dos aparelhos para leitura de livros eletrônicos, os e-readers, aumentaram consideravelmente em relação a 2010, ainda de acordo com o estudo da IDC. No quarto trimestre de 2011, os fabricantes venderam 10,7 milhões de unidades destes aparelhos, um aumento de 64,3% nas vendas em um ano. Segundo a IDC, o mercado para estes produtos deve crescer ainda mais em 2012, quando empresas como Amazon e Barnes&Noble se preparam para entrar em outros mercados fora dos Estados Unidos e Europa.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.