Com sucesso das plataformas, Apple e Google já dominam 62% do mercado mundial de smartphones

Smartphones com Android, como os modelos da linha Xperia, se popularizam com rapidez em todo o mundo
Getty Images
Smartphones com Android, como os modelos da linha Xperia, se popularizam com rapidez em todo o mundo
As vendas de smartphones com o sistema operacional Android , desenvolvido pelo Google, saltaram de 10,6 milhões para 46,7 milhões em apenas um ano, de acordo com estudo do Gartner divulgado hoje.

Isso representa quase quatro vezes o número de aparelho com Android vendidos no segundo trimestre de 2010. Com o crescimento, o Google agora tem 43,4% do mercado global de smartphones.

Com o iOS, a Apple também apresentou crescimento acima do esperado pelos analistas. No segundo trimestre de 2011, as pessoas compraram 19,6 milhões de iPhones, mais do que o dobro das vendas do mesmo período do ano passado. No mesmo período do ano passado, foram vendidos 8,7 milhões de iPhones.

“O Google e a Apple são obviamente vencedores no ecossistema para smartphones”, dizem os analistas do Gartner no comunicado. Juntas, as duas empresas detêm 62% do mercado de smartphones, o dobro do registrado no mesmo período de 2010.

No total, os fabricantes venderam 107,7 milhões de smartphones no segundo trimestre de 2011, 74% mais que no ano passado. Com isso, os smartphones passam a representar 25% do mercado de celulares – que já ultrapassou a marca de 420 milhões de unidades. Assim, um em cada quatro celulares vendidos no mundo é smartphone.

Apesar da queda, Symbian se mantém na vice-liderança

Apesar do aumento nas vendas, a Apple ficou em terceiro lugar no ranking das plataformas com maior participação no mercado de smartphones, porém bastante próxima da segunda colocada, a Nokia. O sistema operacional Symbian, usado em aparelhos mais antigos da Nokia, ainda está presente em 22% dos aparelhos vendidos no segundo trimestre. No mesmo período de 2010, o aparelho detinha 40,9% de participação, a maior fatia do mercado.

A Research in Motion (RIM), fabricante dos aparelhos BlackBerry, também enfrenta um período difícil . Em um ano, de acordo com o Gartner, a participação da empresa no mercado de smartphones caiu de 19% para 12%, mesmo como o aumento de cerca de 1 milhão de unidades vendidas a mais em relação ao segundo trimestre de 2010.

Samsung é a fabricante com maior crescimento

O smartphone Galaxy S II ajudou a Samsung a obter o maior crescimento entre os fabricantes de celulares no segundo trimestre de 2011. Segundo o Gartner, o modelo alcançou 5 milhões de unidades vendidas até o final de julho. Atualmente, a empresa é a segunda maior fabricante de celulares em todo o mundo, com cerca de 69 milhões de unidades vendidas no último trimestre.

A Nokia mantém a liderança no ranking de maiores fabricantes, mas sua participação de mercado caiu de 30,3% para 22,8% do mercado em um ano. Com a decisão de adotar o Windows Phone 7 , desenvolvido pela Microsoft, anunciada em fevereiro de 2011, a empresa tenta retomar o mercado de smartphones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.