O site sairá do ar no dia 28 de agosto

Por Fernanda Morales

A loja de downloads da Walmart está com seus dias contados. Depois de anos como concorrente direta da iTunes Store, a MP3 Store será fechada no final do mês.

O blog Digital Music News foi o primeiro a divulgar a carta de fechamento do serviço que a empresa enviou para distribuidores e parceiros. Na carta, a Walmart afirma que a loja online será fechada no dia 28 de agosto e que todo o conteúdo da loja não estará mais disponível para downloads.

A venda de CDs nas lojas físicas da Walmart continuará, assim como o serviço de streaming Walmart Soundcheck , só que sem nenhuma opção para download do conteúdo disponível na página.

De acordo com o site CNET , desde seu lançamento em 2003, a MP3 Store foi líder nas vendas de CDs, mas nunca na venda de músicas digitais. A empresa oferecia downloads por US$ 0,88 enquanto a Apple cobra US$ 0,99 por download.

A iTunes Store superou a MP3 Store e se tornou a maior fornecedora de música digital depois da queda das vendas dos CDs. O site AllThingsD divulgou uma pesquisa realizada pela NPD que afirma que a Walmart detinha 1,8% do mercado de músicas digitais, mas ao final de 2010, essa porcentagem caiu para menos de 1%, perdendo para a Amazon, Zune, Rhapsody e Napster.

A Walmart entrou na luta pelo fim do formato protegido DRM junto com a Amazon em 2008. A partir desse ano, a empresa se recusou a vender músicas de artistas que não aceitavam vender suas composições em MP3 puro.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.