Segundo fundação Wikimedia, pessoas escrevem mais quando seus artigos são elogiados por outros editores ou leitores

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=tecnologia%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1597101947551&_c_=MiGComponente_C

A Wikipedia iniciou esta semana o período de testes do botão WikiLove, representado por um coração nas páginas dos artigos. O botão funciona de maneira similar ao botão Curtir, da rede social Facebook, e permite aos internautas manifestarem se gostaram de um artigo.

>> Leia mais: Maior impacto da Wikipedia ainda está para acontecer, diz fundador

Divulgação
WikiLove aparecerá ao lado das opções de visualização do artigo

A Wikimedia decidiu testar o novo botão após terminar a edição 2011 de sua pesquisa anual com editores de artigos publicados na enciclopédia online. Dentre 17 variáveis, 69% dos editores responderam que "ser criticado por editores mais experientes" é a causa mais comum para que eles escrevem com menos frequência. Ao mesmo tempo, para 78% dos editores, "elogios e cumprimentos de outras pessoas pelos artigos" é o que os motiva a escrever frequentemente.

Para usar o novo recurso, atualmente os usuários precisam acessar a versão de testes do site . Nas próximas semanas, no entanto, a fundação pretende disponibilizar o recurso como parte do site oficial. A versão americana da Wikimedia, por exemplo, receberá o novo recurso a partir de 29 de junho.

Quem não quiser usar o novo recurso, poderá desabilitá-lo, de acordo com Howie Fung, gerente sênior de produto da Wikimedia. Para isso, basta acessar a aba "Preferências", depois na opção "Editar" e em "Las features". Lá, desmarque a opção "Permitir que eu demonstre apreciação por artigos de outros usuários com o botão WikiLove".

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.