Estudos apontam que o padrão estará presente em 100% dos PCs até 2015

A Microsoft publicou hoje, em seu blog oficial , que o suporte a USB 3.0 fará parte do seu próximo sistema operacional, o Windows 8. De acordo com o blog, com a nova tecnologia, o usuário é capaz de copiar um filme em alta definição em pouco mais de 1 minuto, contra os 15 minutos gastos com USB 2.0.

Para explicar melhor o trabalho com o USB 3.0, a Microsoft lançou um vídeo (em inglês) que demonstra a integração do Windows 8 com o novo padrão USB.

O USB 3.0 chega a ser 10 vezes mais rápido que o USB 2.0 em transferências de arquivos e possui um baixo consumo de energia. Segundo pesquisa da In-Stat, publicada no blog da Microsoft, os periféricos USB 3.0 chegarão à 100% dos PCs até 2015. A Apple, concorrente direta no mercado, preferiu optar pelo padrão Thunderbolt , semelhante ao USB 3.0, para a transferências de dados.

O Windows 7, sistema da Microsoft atualmente nas lojas, não tem suporte nativo para USB 3.0. Para que o USB 3.0 funcione é necessário instalar drivers específicos fornecidos pelos fabricantes dos equipamentos (normalmente, HDs externos).

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.