Fabricantes ainda negociam preços com varejistas, mas devem anunciar smartphones com sistema da Microsoft até o final de outubro

Ainda não houve anúncio oficial, mas o Windows Phone , sistema operacional da Microsoft para smartphones, será anunciado no Brasil até o final de outubro. Segundo o iG apurou, os fabricantes de smartphones que usam o sistema negociam com os varejistas o preço e a data de chegada do produto nas lojas, que deve acontecer até o final do ano.

Stephen Elop, CEO da Nokia, e Steve Ballmer, CEO da Microsoft, durante anúncio da parceria, em fevereiro
Getty Images
Stephen Elop, CEO da Nokia, e Steve Ballmer, CEO da Microsoft, durante anúncio da parceria, em fevereiro
“Estamos conversando diariamente com o pessoal da Nokia para que o primeiro smartphone com Windows Phone chegue às lojas ainda este ano”, disse um executivo de um dos varejistas consultados pela reportagem.

A Nokia apresentou seu primeiro aparelho com Windows Phone, conhecido como “Sea Ray” , pela primeira vez em junho. Procurada pelo iG , a Nokia não comentou o assunto.

A Nokia se tornou a principal parceira da Microsoft depois de uma parceria celebrada entre as duas empresas em fevereiro deste ano, quando a fabricante adotou o Windows Phone como sistema operacional único para sua linha de smartphones. Desde então, a empresa afirma que o primeiro aparelho com Windows Phone chegará às lojas “de alguns países” até o final do ano.

Os aparelhos com Windows Phone são a aposta da Nokia para retomar uma parcela significativa do mercado de smartphones, perdida devido ao uso do defasado Symbian que perdeu espaço com a chegada do iPhone e dos aparelhos com Android. Com a parceria, a Nokia também abandonou o MeeGo, fruto de uma parceria com a Intel, que ficará sem investimentos em longo prazo.

HTC planeja evento de lançamento no Brasil

Outra fabricante que negocia com os varejistas é a HTC, que inclusive já homologou seu smartphone Ultimate, suposta versão brasileira para o Titan , junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), segundo documento disponível no sistema online da agência . O produto chegará com o Windows Phone 7.5 ou Mango , versão mais recente do sistema da Microsoft que apresenta mais de 500 novos recursos.

Imagem do HTC Ultimate aparece entre documentos necessários para homologação na Anatel
Reprodução
Imagem do HTC Ultimate aparece entre documentos necessários para homologação na Anatel
Segundo fontes consultadas pelo iG , a HTC planeja realizar um evento de lançamento do produto em São Paulo (SP), com a presença de executivos da Microsoft, para oficializar a chegada do produto ao País ainda em outubro.

Um dos varejistas consultados pela reportagem se mostrou receoso em oferecer o produto. “Não vendemos aparelhos desta marca, porque a empresa não tem um pós-venda bem estabelecido no Brasil”, disse um executivo.

A Samsung, outra fabricante a desenvolver um aparelho com a nova versão do Windows Phone, o Omnia W , também já conversou com alguns varejistas brasileiros, porém, segundo relatos, a negociação "ainda está no início" e não há previsão de lançamento do aparelho no Brasil.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.