Rumores dão conta de que a Microsoft prepara um sistema de assinatura para vídeos sob demanda no Xbox 360, com a marca Zune, para rivalizar com Hulu e Netflix


Por Rodrigo Ghedin, do WinAjuda.com

Ironia ou não, saiu no The Daily , a revista eletrônica exclusiva do iPad, o rumor de que a Microsoft, cansada de ver empresas como Hulu e Netflix faturarem alto com a oferta de vídeos sob demanda via Internet, prepara o seu próprio serviço, a ser lançado sob a marca Zune.



Hulu e Netflix, essa última com previsão de chegada ao Brasil no fim do ano, funcionam em sistema de assinatura. O assinante paga um valor fixo mensal relativamente baixo e, em troca, pode assistir a quantos filmes e episódios de seriados quiser, via streaming.

O suposto Zune Video seria similar. Hoje já é possível assistir a filmes no Xbox 360 no módulo do Zune embutido no sistema do console, mas apenas alugando/comprando títulos individualmente. A entrada do modelo de assinatura seria equivalente ao que acontece com o Zune Pass para música. É aqui, aliás, que reside um dos mistérios do novo serviço.

Considerando que a Microsoft realmente entre nesse ramo, como será feita a cobrança? Existem, basicamente, três opções: 1) novo sistema de cobrança/pagamento; 2) atrelamento ao Zune Pass, que passaria a abranger música e vídeo; ou 3) um mimo aos assinantes da Xbox LIVE Gold, assinatura da versão premium da Xbox LIVE, a rede online do Xbox 360.

Independente da forma escolhida, a Microsoft pode fazer barulho com o Zune Video porque, além do Xbox 360, a empresa ainda pode estender a oferta sem cobrar a mais por isso para computadores (Windows), smartphones (Windows Phone) e, futuramente, tablets (Windows 8).

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.